28 julho 2007

News Release 638 : TVI CULPA CP DE ILEGALIDADE




Porto [Portugal], 28.07.2007, Semana 30, Sábado, 21:30 - No Jornal Nacional das 20:00, que a TVI transmite diário, a estação TV de Queluz, focou hoje novamente um assunto, que a LUISFER já abordou em devida altura, argumentando então e também na altura, que o Jornal de Barcelos não tinha razão, ao levantar a questão da CP, cobrar dinheiro a mais aos seus clientes, nos percursos superiores a 50 kms, conforme disposição da TGT - Passageiros e Bagagens.

Não vamos de novo, voltar a dizer o que dissemos, mas aproveitamos para abordar dois pontos, bastantes claros na peça jornalística que a mesma TVI, hoje fez transmitir, ou seja, a "injustiça" dos clientes CP Porto - Braga, serem beneficiados, ao contrário dos outros clientes CP Porto - Barcelos, não o serem, ou seja, são prejudicados. Por outro lado, o diferencial entre REG e IR, também a nível de preços, para o mesmo destino, neste caso, Porto a Barcelos.

Também sabemos, que o Governo depois de ouvir a CP, está a pensar alterar toda a redacção e preços dessa mesma Tarifa.

Sobre esta matéria, desejamos esclarecer o seguinte:

Não só na CP, mas como nas outras redes europeias, houve sempre uma clara diferenciação, entre os vários tipos de comboios oferecidos à clientela e as diversas (em alguns países, mais umas que outras) tabelas de preços a aplicar, para esses mesmos tipos de comboios.

Não cabe nesta nossa argumentação, apresentarmos valores pecuniários, mas sempre fomos de opinião, que é sempre mais favorável, seguir uma tabela fixa, do que uma de preços consertados (em determinados momentos pode ser favorável), perante um tipo de comboio, ou de uma relação, como por exemplo, como a CP já fez com os InterCidades/InterCity no passado recente.

Também todos sabemos, que a REFER, tem efectuado ao longo dos anos, inúmeras beneficiações na rede, com construção nova, renovação e rectificação de traçados, porque, pensamos que seria positivo, a começar pela Linha do Norte, e depois, nas outras Linhas e Ramais, fazer nova medição, o mais rigorosamente possível, no sentido de apuradas as novas distâncias (por exemplo, Lisboa Sta Apolónia a Porto Campanhã, foi sempre de 336,1 kms, antes das primeiras renovações da última década do século passado), serem então levadas em conta e então, serem rigorosamente respeitadas, em qualquer trajecto, e se faltam 200 metros, para Barcelos, cair no escalão inferior da TGT, tem que se respeitar isso mesmo, e não facilitar, como poderiamos falar de outro trajecto qualquer.

Sempre assim pensamos, e se a CP, atender este nosso conselho, dizemos tão simples como isto:

TARIFA GERAL DE TRANSPORTES - PARTE I - PASSAGEIROS E BAGAGENS

- Uma Tarifa, dita nº1, para comboios rápidos (categoria superior)

Aplicável nos comboios internacionais (Sud, Lusitânia e Vigo também), ou seja, qualquer trajecto em território nacional, por escalões, respectivo valor, sempre em crescendo, e com as seguintes alterações, que no passado sempre funcionaram bem e devia-se voltar a essa prática, e que é:

Comboios IC - Esta tabela e só esta tabela
Comboios AP - Esta tabela + Suplemento AP*
Comboios SUD, LUSITÂNIA e VIGO - Esta tabela + Suplemento INT*

* não por escalões de km, mas absoluto, em função da categoria do comboio.

- Uma segunda Tarifa, dita nº 2, que seria de uso geral e aquela que reflecte, a antiga TGT. Seria com os preços para os comboios Regionais e equiparados, ou seja:

Comboios REG - Esta tabela e só esta tabela
Comboios IR - Desapareceria esta categoria, Inter-Regional, passando a ser REX
Comboios REX - Esta categoria, Regional Expresso, teria esta tabela + Suplemento*

* não por escalões de km, mas absoluto, em função da categoria do comboio.

- Uma última e dita tarifa nº 3, que seria para os actuais comboios urbanos, que não seria por kms, mas sim por zonas, como hoje acontece e que está correcto.

Embora fosse nº 2, os preços seriam os considerados nomais ou gerais, os da Tarifa 1, claro que seriam superiores e os da Tarifa 3, os mais baixos e pensados como estão pensados actualmente, quando compramos um bilhete do Porto para Braga, ou Aveiro, como de Lisboa para Sintra ou Azambuja.

E pronto, as confusões que agora, tanto jeito estão a dar a alguns, para dizerem o que estão a dizer, acabavam de uma vez por todas. Claro que percebemos a pertinência da jornalista da TVI, quando em Campanhã, ao comprar dois bilhetes, nos dá a comparação, que realmente Barcelos e Braga, estão praticamente à mesma distãncia de Porto Campanhã, mas, e não interessa agora o preço, porque estamos a falar do conceito, terá Barcelos que perceber, que pagará um pouco mais que Braga, porque, com um serviço diferente, ou seja, REG em vez de URB, ou seja, por outro lado, Tarifa 2, que é mais cara que a Tarifa 3, pois Urbana. Claro, que também não queremos ser mais papistas que o Papa, e não deverá no ajuste a fazer no futuro, haver grande desfazamento, no que toca ao valor a pagar em concreto, mas obedecendo sempre, a estas regras e não fugir delas.

Também não queremos deixar de afirmar, que estamos ao lado da CP, porque sabemos que a mesma CP, actua neste caso, com base legal.

Luís Moreira

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