28 maio 2009

News Release 779 : CP TAMBÉM CELEBRA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



Olhão [Portugal], 28.05.2009, Semana 22, Quinta-feira, 13:53 - Também a CP Comboios de Portugal, vai proporcionar às crianças (até aos 12 anos, mas atenção, acompanhadas por um adulto), viagem gratuita e durante todo o dia da próxima segunda-feira, a propósito do dia mundial da criança, que a ONU manda celebrar em todo o mundo, conforme informação que a principal operadora ferroviária portuguesa, fez chegar aos nossos serviços.



A exemplo do que fizemos com a igual iniciativa da FERTAGUS (ver News Release 772), apelamos então a todos os pais e mães deste país, que tragam os seus meninos e lhes proporcionem momentos únicos que nunca se esquecem.

Créditos: Pela reprodução do flyer, agradecimento à CP.

Luís Moreira



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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
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News Release 778 : ARRANQUE DO TGV VAI CUSTAR 200 MILHÕES DE EUROS AO ESTADO



Olhão [Portugal], 28.05.2009, Semana 22, Quinta-feira, 11:06 - É com o título desta nossa News Release, que o DIÁRIO ECONÓMICO de hoje, trás à sua primeira página, mais uma notícia sobre o TGV em Portugal. Com efeito, mais uma vez se fala e se faz noticia sobre esta matéria.

A esse propósito, o jornalista Nuno Miguel Silva, assina esta notícia, que transcrita para a página web do mesmo jornal e de forma resumida, reza assim e citando:

Os consórcios concorrentes da Brisa e da Mota-Engil entregam hoje as propostas finais para o primeiro troço do TGV entre Poceirão e Caia. No total deve custar 1,4 mil milhões e dos cofres do Estado vão sair 200 milhões.

O esforço financeiro do Estado no custo de construção do primeiro troço de alta velocidade ferroviária, entre o Poceirão e o Caia, deverá oscilar entre 190 e os 200 milhões de euros, apurou o Diário Económico.

Dependendo do valor das propostas finais ('BAFO - Best And Final Offers'), que serão hoje entregues pelos consórcios da Brisa e da Mota-Engil, o custo assumido pelo Estado nunca deverá superar os 13% do total: 9% directamente, e 4% através da empresa pública Refer, gestora da rede ferroviária nacional.

Esses 13% da responsabilidade dos cofres nacionais deverão, portanto, oscilar entre os 188,5 e os 201,5 milhões de euros, consoante as BAFO que hoje forem entregues se aproximem mais do intervalo inferior - 1.450 milhões - ou intervalo superior - 1.550 milhões de euros - de custo de construção que os responsáveis mais ligados ao processo acreditam vir a ser os limites diferenciadores entre os consórcios em competição.

Segundo a RAVE, a empresa pública responsável pelo desenvolvimento do TGV em Portugal, em Junho de 2008, este subsídio do Estado ao investimento na construção estava calculado em 137 milhões de euros pagos directamente pelo Estado, a acrescentar a outros 60 milhões de euros pagos pela Refer, especialmente destinado à construção da linha ferroviária convencional.


Nesse sentido, enviamos um comentário para a mesma página web do DIÁRIO ECONÓMICO, em que o mesmo jornal, também editou, e em que argumentamos assim:

Mais uma vez, defendemos que a solução protagonizada e materializada a nível de opção pelo governo português, continua à deriva, pois parte de presupostos e soluções erradas. Não podemos invocar, a crise financeira que o país/mundo vive, para optar por estas soluções, em que os privados, conseguem ter no nosso país um protagonismo (para a construção e posterior exploração do TGV em Portugal), que os outros países europeus, não lhes deram e esses sim, merecem ter o TGV e ele circula nesses países. Nós, leia-se políticos, não merecemos ter o TGV em Portugal, porque já tratamos esta solução de futuro, muito pior que outros contestatários fizeram noutros países europeus. Resumindo, a construção da infra, em matéria de TGV, seria só com o esforço financeiro do orçamento geral do estado português e dos fundos europeus disponíveis para o TGV. A Brisa é um párria nesta solução e a Mota-Engil ou outra, devia só ter a preocupação de construir, saindo de cena logo a seguir, e não ter outras aspirações, que infelizmente directivas e opções erradas, começadas pela UE e transcritas pelo Eng. Guterres com a criação errada da RAVE, por exemplo, dão aos privados uma oportunidade, que, esses mesmos privados no passado, não se interessavam pelos caminhos de ferro e agora como que são obrigados a entrar na exploração dos mesmos.

Créditos: Pela reprodução da 1ª página do jornal, agradecimento ao DIÁRIO ECONÓMICO.

Luís Moreira



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