11 setembro 2009

News Release 985 : MÁRIO LINO VISITA OBRAS FERROVIÁRIAS EM AVEIRO



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 11:48 - O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, visitou esta manhã as obras da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, recentemente adjudicadas pela REFER ao consórcio Somafel/Ferrovias.

Luís Moreira

News Release 984 : REFER



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 12:04 - Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios.

Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa outra página web.

Sendo assim, damos hoje destaque ao Portal da REFER e que se denomina "REFER".



Página: REFER
Endereço URL: http://www.refer.pt
Situação: Activa
Autor: REFER
Classificação LUISFER
Page Screen: 2 em 10
Page Total: 6 em 10

Nota: Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Luís Moreira

News Release 983 : INAUGURADA MAIS UMA LINHA TGV (na Holanda)



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 10:44 - Depois de vários e demorados anos em construção, foi finalmente inaugurada na Holanda, no passado dia 7, a sua Ligne à Grande Vitesse, denominada HSL Zuid (entre Amsterdam e Rotterdam), que como os nossos amigos leitores sabem, vai ligar a capital holandesa, Amsterdam, à Bélgica (Bruxelas) e à França (Paris), passando por Rotterdam (Holanda), Anvers (Bélgica), e Lille (França).



Esta infra-estrutura, propriedade da Prorail (o mesmo que REFER em Portugal), vai ter como principal utilizador, a CP da Holanda, que se chama e se designa NS, que é uma abreviatura de Nederlandse Spoorwegen. A honra da inauguração, pertenceu ao Ministro dos Transportes Holandês Camiel Eurlings.

No entanto, devemos referir que o serviço Thalys (TGV), só deverá começar a utilizar esta nova linha, a partir de 13 de Dezembro, que coincide, com a mudança de horários global em toda a Europa. No entanto, começam a partir de agora a circular por esta nova linha, os comboios de passageiros ICR (longo curso) da NS, que partindo de Amsterdam, servem Rotterdam e outras cidades do Sul da Holanda.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Railway Gazette; For photo, thanks to Railway Gazette.

Luís Moreira

News Release 982 : RAILWAY TRACK SYSTEMS : ENGINEERING AND DESIGN



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 10:44 - Vai decorrer nos próximos dias 14 e 15 (Seg e Ter), no Hilton Garden Inn Philadelphia Center City, em Philadelphia, nos Estados Unidos, um seminário dedicado às especificidades da Infra e que se denomina "Railway Track Systems: Engineering and Design".

Realizado pelo Departamento de Engenharia e Desenvolvimento da Universidade do Wisconsin-Madison, tem como pontos essenciais, os seguintes (em inglês):

Tópicos

• Railway Location and Operation
• Characteristics of Transit
• Overview of Track Structure
• Subgrade and Drainage
• Ballast and Sub-ballast
• Ties
• Design of Track Cross-Sections
• Rail
• Turnouts
• Road Crossings

Audiência a que se destina

• Railroad engineers and policy makers
• Railroad managers and superintendents
• Industries having on-site track
• Consultants
• Project engineers
• Contractors
• Qualified engineering technicians
• Track supervisors
• Industry/tech sales representatives
• Plant engineers

Luís Moreira

News Release 981 : SBB COM EXCELENTES RESULTADOS



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 10:09 - Os caminhos-de-ferro federais suiços (SBB CFF FFS) acabam de divulgar os seus resultados operacionais, relativos ao 1º semestre de 2009, e as consequências são as melhores, quando sabemos que a economia dos países não tem sido a melhor, porque em desaceleração nos últimos anos.



Com efeito, a SBB conseguiu subir as receitas em 26%, obtendo então SFr (franco suiços) 132,8 milhões em proveitos. A nível de passageiros transportados, também houve uma subida de 4,3%, ficando então em 164,4 milhões. A nível do frete ferroviário, aqui verificou-se uma quebra de 16,2 %, com uma facturação de SFr 435 milhões, contribuíndo para esta negativa prestação, os siderúrgicos, químicos e madeira/papel ter sido particularmente severa a quebra no tráfego neste tipo de mercadorias.

Crédito: Pela foto, agradecimento à SBB CFF FFS; For photo, thanks to SBB CFF FFS.

Luís Moreira

News Release 980 : 24 ANOS SÃO PASSADOS SOBRE ALCAFACHE



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 00:10 - Quando falamos em 11 de Setembro, todos nos lembramos dos atentados terroristas contra Nova Iorque, a mando da rede comandada por Usama bin Laden, pois faz realmente também hoje 8 anos, que essa tragédia passou diantes dos nossos olhos. Mas o que motiva esta News Release, é o assinalar de mais um aniversário, de mais uma tragédia também, mas essa ocorrida em terras do nosso país há precisamente 24 anos.

Pois bem, quando hoje forem cerca das 18:00, faz então 24 anos que ocorreu o trágico acidente de Alcafache, ocorrido na Linha da Beira Alta, entre as estações de Mangualde e Nelas, tendo como estação intermédia, então Alcafache, hoje Moimenta-Alcafache.

Recordando um pouco, podemos informar os nossos amigos leitores que sendo mais novos, podem não saber alguns pormenores que possam achar importantes, devemos então dizer que este acidente que a CP teve e o pior da sua história, se deveu a um erro humano na expedição de 2 comboios, um deles, o Sud (ramo Porto), em que os mesmos comboios chocaram então de forma inevitável e frontalmente em plena via (única), provocando explosão e incêndio, factor decisivo para terem morrido mais pessoas (mais de 100 mortos), do que aquelas que se pensaria terem morrido, caso não houvesse incêndio.

Nos dias de hoje, a Linha da Beira Alta está dotada com uma muito maior segurança, por via dos elevados investimentos que o Estado português fez nesta mesma linha, anos depois, linha portuguesa essa que nos leva para a "Europa" além Pirinéus.

Luís Moreira