22 outubro 2009

News Release 1116 : Professor Doutor António Mendonça é o novo MOPTC

Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 19:13 - Quanto mais depressa fizessemos a edição da News Release anterior, mais depressa José Sócrates revelava quem está no seu Governo. Pois bem, o novo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, é o Professor Doutor António Augusto de Ascensão Mendonça que era até agora, Presidente do Conselho Directivo do ISEG.



A LUISFER deseja ao novo ministro, o discernimento necessário para decidir bem, peze embora as políticas menos correctas do programa do PS para o seu novo governo, na área dos transportes ferroviários.

Créditos: Pela foto, agradecimento à EWMD.


Luís Moreira


News Release 1115 : Quem será o novo titular no MOPTC?

Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 15:39 - Especialmente desde ontem, que esperamos novidades vindas de São Bento, pois desejamos saber quem será o novo protagonista que vai suceder à dupla Mário Lino e Ana Paula Vitorino. Todos os analistas acham que já é demorada a respectiva formação ministerial, pelo que aguardamos a todo o momento (está iminente, próximas horas) que sejam conhecidos os nomes dos novos ministros de José Sócrates. Como é óbvio, quem mais nos interessa saber, é quem vai titular o MOPTC e logo que seja conhecido o seu nome, aqui será feita a respectiva News Release a anunciar o facto.


Luís Moreira


News Release 1114 : Jogo Benfica - Everton esgota comboios do Algarve


Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 14:10 - Os comboios rápidos n.ºs 182 Alfa pendular (Faro 6:55) e 670 IC (9:20), esgotaram devido ao anormal afluxo de ingleses que vão assistir ao Benfica-Everton desta tarde.



Muitos optaram pela deslocação ao Algarve presumivelmente para fins de turismo e também pela maior oferta de vôos que o aeroporto de Faro tem sobre o de Lisboa.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal Record.


Hugo Rego


News Release 1113 : UTD's 600 passam a UDD's 600

Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 14:00 - As UTD's da série 600 estão a ser convertidas em UDD's de forma a que a sua idade afecte o menos possível a regularidade das marchas. Trata-se na maior parte destes veículos efectivamente de uma reversão, pois apenas a 657 (2ª série), não é de origem UDD. Espera-se que a operação esteja concluída nos próximos 15 dias.


Hugo Rego


News Release 1112 : Acidente ferroviário na Índia mata 22 pessoas

Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 12:40 - Na madrugada de ontem, deu-se um grave acidente ferroviário na Índia, perto de Goa, em que envolveu 2 comboios, o New Delhi Goa Express e o Mewar Express, tendo este último chocado na traseira do primeiro, que estava parado em Mathura. Em consequência, resultaram 22 mortos e imensos feridos.

Editamos de seguida, a Rail Safety Notice relativa a este acidente, com os poucos dados que conseguimos apurar.



Infelizmente, a Índia ainda é um país que é palco dos mais graves acidentes ferroviários a nível mundial, causando sempre milhares de vítimas, quase todos os anos. Esta grande sinistralidade, deve-se ao facto de este país enorme, ter uma circulação de milhares de comboios expressos que ligam todas as principais cidades indianas, muitos deles com 20 ou mais carruagens, sempre cheias de gente, a velocidades da ordem dos 100 km/h e muitas dessas carruagens, são ainda de concepção antiga e com pouca segurança.



Acima de tudo, o grande factor da sinistralidade, deve-se ao factor humano que na Índia é muito elevado, com grande possibilidade de erro, o que é sempre fatal, porque só agora se está a implementar uma sinalização moderna e comando centralizado em redor das grandes cidades como Delhi, Mumbai, Calcutta, entre outras grandes metrópoles, que já produz algum efeito, mas os acidentes ainda são bastantes para a média que devia registar, segundo as normas da UIC.

Créditos: Pela foto, agradecimento à AP Associated Press / For photo, thanks to Associated Press.


Luís Moreira


News Release 1111 : ALACF


Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 11:44 - Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque ao site da ALACF que é a Associação dos Amigos dos Comboios do Luxemburgo e que se denomina "ALACF".



Página: ALACF
Endereço URL: http://www.rail.lu
Situação: Activa
Idioma: Francês, Inglês e Alemão
Autor: Jean-Marie Ottelé
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 8 em 10

Nota: Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.


Luís Moreira


News Release 1110 : CN compra 70 novas locomotivas de grande potência


Faro [Portugal], 22.10.2009, Semana 43, Quinta-feira, 11:29 - A CN Canadian National acaba de assinar um contrato firme com a General Electric Transportation and Electro-Motive Diesel, para a compra de 70 locomotivas diesel de grande potência. Destas, 35 serão fabricadas de imediato e são do modelo ES44DC. As outras 35 deverão começar a ser entregues a partir de 2011 e são do modelo SD70-M-2s.

Como certamente os nossos amigos leitores sabem, no Canadá, funcionam inúmeros operadores ferroviários, sendo os mais importantes a nível da carga ferroviária, esta, a CN e a sua concorrente CP (de Canadian Pacific Railroad), que operam além do Canadá, também nos Estados Unidos.


Luís Moreira