06 novembro 2009

News Release 1211 : FERROVISSIME Nº 21


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 17:51

Editamos nesta News Release, com cortesia, a capa da revista francesa FERROVISSIME, com o nº 21, que reporta ao presente mês de Novembro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em francês):

• Diesel
Souvenirs d'un ancien d'Hausbergen. Les secrets de la conduite des BB 67300 et 67400 alsaciennes (p.2)

• Wagons
Manoeuvrer sans locomotive. Le "traînage des wagons" (p.8)

• Installations
Les passages à niveau. Signalisation routière, généralités sur les ouvrages (p.16)

• Voitures
Les voitures-lits type F. Dormez si vous le pouvez ! (p.20)

• Electriques
Deux couleurs pour une machine unique. La BB7321 aux couleurs de la Bourgogne (p.26)

• Autorails
Centres-autorails des années 1960/70. Niveau d'huile et complément de sable (p.33)

• Vapeur
Vapeur venues d'Allemagne et d'Elsass-Lothringen. Les locomotives SNCF région Est issues de l'Armistice 1918 : 122T et 232T (p.40)

• Voitures
Les temps des "cocottes-minutes". Le parc des fourgons-chaudières sous la loupe (p.49)

• Automoteurs
Premiers tours de roues. Le Tram-Train Nouvelle Génération est sur les rails ! (p.60)

• Divers
Médiathèque (p.58)
Rectificatifs et compléments d'informations (p.59)

Dossier Ferrovissimo
2D2 5501 et 2, 5503 à 37 , 5301, 5101 à 12. Les "Nez de cochon" sous la loupe (1re partie)


Luís Moreira


News Release 1210 : Cartaxo leva gratuitamente passageiros para a estação do Setil


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 17:38

Num gesto louvável de levar passageiros ao caminho-de-ferro, relata-nos o semanário O Mirante, que existe um autocarro grátis entre o Cartaxo e a estação do Setil, numa oferta da Câmara Municipal do Cartaxo. Por ser um tema interessante e ligado à ferrovia, editamos com cortesia, a referida notícia:

O percurso entre a cidade do Cartaxo e a estação ferroviária do Setil pode ser feito gratuitamente num autocarro colocado à disposição pela câmara municipal nos dias úteis. A paragem funciona junto à estação dos Correios. O primeiro autocarro parte às 06h30 do Cartaxo. O percurso volta a ser repetido às 07h05, 08h30, 12h30, 18h30 e 20h10. No Setil os autocarros com destino ao Cartaxo partem às 06h45, 07h45, 08h45, 12h40, 18h45 e 20h45. A viagem tem a duração de cerca de 10 minutos.

A ligação ferroviária para passageiros entre Coruche e Setil foi reactivada a 7 de Setembro possibilitando daí o acesso a Lisboa. O serviço, que estava desactivado desde 2004 por falta de rentabilidade, conta com dez circulações diárias, nos dias úteis (cinco em cada sentido), e seis comboios aos sábados (três em cada sentido), com paragens também em Marinhais e Muge (Salvaterra de Magos).

A reactivação do troço entre Coruche e Setil para o transporte de passageiros resulta de um protocolo assinado a 22 de Julho, entre a CP, a REFER e os municípios do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Implicou um investimento de cerca 430 mil euros por parte da REFER, para a realização de trabalhos de adaptação das estações envolvidas. A CP terá de suportar 50 por cento do custo de exploração do serviço, estimado em 49 mil euros mensais. A cada um dos três municípios cumpre pagar sete mil euros mensais à CP, correspondentes a 16,66 por cento.

As autarquias têm ainda a responsabilidade de garantir as acessibilidades entre as estações e os serviços de transportes, sejam eles municipais ou por operadores privados. Têm ainda de assegurar a manutenção e conservação dos espaços, a sua limpeza e vigilância pública.

O tempo total do trajecto Coruche-Setil é de 30 minutos, optimizando as ligações à cidade de Lisboa e assegurando a ligação ferroviária ao norte do país. A ligação Coruche-Lisboa tem a duração de 01h21.


Luís Moreira


News Release 1209 : REFER demorou três anos a fazer queixa contra Manuel José Godinho


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 12:43

Por ser de interesse relevante em matéria ferroviária, editamos de seguida e com cortesia e na íntegra, a notícia editada na versão electrónica do jornal "Público", ainda relativa com a REFER e com o processo judicial desencadeado pela PJ e denominado "Face Oculta".

REFER - Rede Ferroviária Nacional precisou de mais de três anos para intentar uma acção cível contra uma empresa do universo de Manuel José Godinho, o único detido no processo Face Oculta.


E foi essa demora que levou o Tribunal da Relação do Porto a revogar a condenação da empresa O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, SA, do pagamento de uma indemnização de 105 mil euros (acrescida de juros legais) pelo levantamento de carris e travessas de cerca de dois quilómetros da Linha do Tua. Os desembargadores, cuja decisão motivou recurso para o Supremo, dizem que, ao contrário do sustentado pela REFER, a administração da Rede Ferroviária Nacional, liderada primeiro por Braancamp Sobral e depois por Luís Pardal, soube do caso em Fevereiro de 2004, através de um fax enviado pelo presidente da Junta de Freguesia de Vale da Porca, no concelho de Macedo de Cavaleiros, a alertar para o desmantelamento e carregamento dos carris.

Contactado pelo PÚBLICO, Braancamp Sobral, que foi exonerado por Mário Lino da administração da REFER, em Setembro de 2005, e substituído por Luís Pardal, disse não conseguir reproduzir com fiabilidade as datas dos acontecimentos. Mas afirmou que se recordava de o conselho de administração ter sido avisado, instruindo depois uma direcção-geral da empresa a intentar uma queixa contra o roubo. "Porventura o pedido de acção cível só pôde ter seguimento depois dessa queixa já estar resolvida", admitiu. Braancamp não se lembra se a queixa foi contra uma empresa, ou contra as pessoas que estavam no local a proceder ao levantamento dos carris.

De facto, o primeiro processo incidiu contra um encarregado de obra que acabou por ser absolvido, depois de o tribunal considerar que não estava a agir por iniciativa própria. O pedido de indemnização cível que se seguiu só foi concretizado mais de 36 meses após os factos, o que excede o prazo de prescrição que, para estes casos, era de três anos. O PÚBLICO não conseguiu obter por parte da actual administração da REFER uma justificação sobre a demora da entrada do processo cível.

A primeira decisão sobre este processo foi proferida em Dezembro de 2008 e rejeitou a argumentação da O2 quanto à prescrição dos factos, admitindo que a queixa tinha sido proposta cinco dias antes da extinção do procedimento criminal. Os desembargadores da Relação não subscreveram esta leitura, mas entenderam que a REFER tinha sabido do roubo dos carris dois meses antes.

Um golpe para Godinho

A condenação do tribunal de primeira instância foi um golpe nas relações de uma década que o empresário Manuel José Godinho mantinha com a REFER. No mandado de busca entregue aos arguidos no processo Face Oculta, os investigadores citam uma série de diligências e contactos, mantidos por Godinho e outros arguidos, na tentativa de repor a anterior situação de bom entendimento entre ambas. Segundo os investigadores esta "contenda judicial e extra judicial" em torno do desaparecimento da linha do Tua era considerada por Godinho o principal obstáculo à "reconquista de uma posição primacial" da O2 junto da REFER.



Enquanto a decisão da Relação não saiu, foram muitos os contactos em que o tema principal da agenda era o afastamento de Luís Pardal da administração da REFER. Um dos arguidos deste processo, quadro da REFER, tinha mesmo a incumbência de ir avisando Godinho sobre o posicionamento, o pensar e o sentir da administração da REFER relativamente ao seu grupo empresarial, bem como dar-lhe conta de novas oportunidades de negócios.

O mandado judicial revela também que Godinho terá admitido a este mesmo quadro entregar um donativo para uma campanha partidária, em Março de 2009, caso fosse superado o seu problema com a REFER. E revela que, embora o ex-ministro Mário Lino, que tutelava a REFER, e a sua secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, já tenham vindo a público desmentir que tivessem sofrido pressões para afastar Pardal da REFER, as escutas feitas pelos investigadores indiciam que ambos foram, pelo menos, sondados. Por exemplo, em Março de 2009, os investigadores registaram um telefonema de Lopes Barreira (antigo dirigente da polémica Fundação para a Prevenção e Segurança) para Godinho, a dar conta que ele e Armando Vara se iriam encontrar com Lino. E no dia 5 de Junho, quatro dias antes do acórdão da Relação, Godinho telefonou a Vara dizendo-lhe que havia ganho a acção da REFER, ao que Vara respondeu ser melhor esperar pelo conhecimento público dos factos para agirem.


Luís Moreira


News Release 1208 : FGC compra 24 Automotoras Eléctricas à Alstom/CAF


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 12:28

No passado dia 3 de Novembro, a FGC Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (Barcelona), aprovou um contrato firme de € 155 milhões com a Alstom e a CAF para a construção e fornecimento de 24 unidades (automotoras eléctricas quádruplas), que vão pertencer à série 113 da FGC. Está prevista a livraison deste material no segundo semestre de 2013.

Estas novas automotoras, vão permitir à FGC, poder então irradiar do seu parque, as actuais unidades triplas da série 111. Está previsto no contrato agora assinado, uma opção de mais 20 unidades, que a ser exercida, com a actual série 112 daria a rede Vallès uma frota total de 66 unidades, o que iria permitir à FGC operar até 40 comboios/hora 2015.


Luís Moreira


News Release 1207 : Complementar da NR 1198


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 12:05

Na nossa News Release 1198, através de informação que recebemos por parte da Metro do Porto, fizemos então referência à data de encerramento dos acessos à A1 que implica com as obras que vão ser encetadas na rede da Metro do Porto em Vila Nova de Gaia. Sendo assim, a Metro do Porto, volta a informar-nos, corrigindo a respectiva data, pelo que, a partir do dia 16 de Novembro (e não dia 9, como inicialmente previsto), ficam encerrados os acessos da auto-estrada A1 à Avenida da República através do nó de Gaia/Santo Ovídio.


Luís Moreira


News Release 1206 : NP EN ISO 9001/2008 (para o ML)


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 11:52

No passado dia 3 deste mês, na sede do Metropolitano de Lisboa, foi entregue à operadora ferroviária de metro pesado, a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade relativo ao Serviço de Transporte Público de Passageiros na rede de Metro, segundo o referencial NP EN ISO 9001/2008 (norma internacional), pela SGS ICS, Serviços Internacionais de Certificação.



Lembramos que no próximo mês de Dezembro, o ML celebra uma data muito importante e significativa, que são os 50 anos da inauguração da sua rede, pelo que a atribuição desta distinção é muito importante.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao ML.


Luís Moreira