13 novembro 2009

News Release 1231 : Viagens de Grupo na CP


Faro [Portugal], 13.11.2009, Semana 46, Sexta-feira, 18:49

Viajar de comboio e ainda por cima, integrado num grupo de amigos é sempre uma aventura que não se esquece.



A CP oferece uma imensa gama de programas, por isso, pode escolher o que mais lhe agrada. Editamos junto, um flyer que recebemos nos nossos serviços, a propósito dessas mesmas viagens de grupo.



Luís Moreira


News Release 1230 : Alunos vencem prémio de desenho interior para TGV


Faro [Portugal], 13.11.2009, Semana 46, Sexta-feira, 18:29

Alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, vencem concurso de ideias, promovido pela Alstom e em correspondência com o TGV. O jornal Diário de Notícias, relata esse triunfo, através da seguinte notícia, que com cortesia, citamos:

Bancos mais elevados para sentir a velocidade como numa "montanha-russa": uma ideia "simples" valeu hoje a três alunos de arquitectura de Lisboa um prémio num concurso de ideias para o desenho de interiores do futuro TGV.

O prémio, atribuído pela multinacional Alstom, que quer concorrer à rede de alta velocidade em Portugal, distinguiu a ideia "simples e funcional" que a equipa "Feel Unique Inside", da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, composta por Manuel Damião, Samuel Fanhais e Guilherme Cardoso, apresentou a concurso.

"A nossa ideia-base era tornar as coisas mais simples e intuitivas para o povo português. A ideia de subir um bocadinho o lugar é poder sentir os 300 quilómetros por hora passar junto à janela como numa montanha-russa. Além disso, as pessoas mais velhas têm mais facilidade em aceder a lugares mais altos porque não precisam de se baixar para se sentar e as pessoas que não conseguem pôr a bagagem por cima podem pô-la em baixo", disse à Agência Lusa Manuel Damião.

A Alstom, empresa que construiu os comboios que actualmente fazem o serviço Alfa Pendular, da CP, e que quer concorrer também ao projecto do Metro Mondego, as ideias são válidas, mesmo sem a certeza de como irá correr o concurso para o TGV.




"Não sabemos quais vão ser os requisitos e as especificações técnicas para um caderno de encargos codo projecto da alta velocidade em Portugal, quando o conhecermos logo veremos se as ideias são compatíveis e incorporáveis", disse à Lusa Ângelo Ramalho, presidente da Alstom Portugal.

"Para já, são ideias excelentes de gente que exibiu uma capacidade técnica e uma criatividade a toda a prova. E são ideias que tanto são válidas em Portugal como em outra parte do mundo. E se pudermos utilizá-los em projectos em outras partes do mundo, a satisfação será ainda maior", acrescentou.

Na apresentação dos vencedores, o desenhador Xavier Allard, da Alstom, destacou a ideia "simples e pura" de jogar com a altura dos bancos como um factor novo na organização do interior dos comboios, que permite várias soluções modulares.

Os três vencedores ganharam a oportunidade de estagiar num dos escritórios de design da Alstom.



Luís Moreira


News Release 1229 : Alstom atenta ao mercado ferroviário português


Faro [Portugal], 13.11.2009, Semana 46, Sexta-feira, 18:16

O jornal Público, editou ontem na sua página electrónica, uma notícia que revela o interesse, que a multinacional francesa Alstom, tem no mercado ferroviário português. Com cortesia, editamos a referida notícia:

Alstom interessada no TGV, no Metro do Mondego e nos novos comboios para CP Lisboa

A fabricante de material ferroviário Alstom Portugal está interessada na alta velocidade ferroviária (TGV), no metro do Mondego e nos novos comboios para a CP - Comboios de Portugal, disse hoje o presidente da empresa, Ângelo Ramalho.

“Estamos num momento em que estão a ser lançados muitos concursos [no sector ferroviário] em Portugal e estamos interessados”, disse Ângelo Ramalho, apontando como oportunidades de negócio para a empresa, a médio prazo, a alta velocidade ferroviária e, a curto prazo, os concursos para Metro do Mondego e para o fornecimento de novos comboios à CP, que já foram lançados.

Na alta velocidade ferroviária, a Alstom está interessada nos concursos para os sistemas de sinalização e telecomunicações de toda a rede portuguesa e no fornecimento dos comboios, que ainda não foram lançados, precisou o presidente da Alstom Portugal, em declarações aos jornalistas, à margem de um ‘workshop’ organizado pela empresa, que decorre hoje em Lisboa.

Quanto ao projecto de alta velocidade, Ângelo Ramalho disse que a empresa “assiste serenamente a toda a discussão pública”, referiu.

“Não temos de interferir, não somos parte nessa discussão”, acrescentou, referindo que “o nosso país demora demasiado tempo a discutir e decide de uma forma lenta”.

A Alstom “está muito interessada em integrar nas suas ofertas a componente de parceria nacional” para projectos que a empresa desenvolva “em Portugal e no estrangeiro”, afirmou Ângelo Ramalho.

“Pretendemos criar uma rede de parcerias que não tem foco exclusivo no mercado nacional”, disse, salientando que a Alstom está actualmente presente em 60 países, “onde concorre a projectos no sector ferroviário, nos quais é possível integrar competências nacionais”.

A criação desta rede de empresas portuguesas com capacidade de fornecer e produzir componentes para projectos no sector ferroviário está hoje em debate no ‘workshop’ promovido pela Alstom.

A iniciativa junta cerca de 50 empresas e instituições que têm capacidades para equipar o interior os comboios, uma área que vale 300 milhões de euros por ano para a Alstom, segundo Ângelo Ramalho
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Luís Moreira


News Release 1228 : Série 70 0 da Freightliner já chegou


Faro [Portugal], 13.11.2009, Semana 46, Sexta-feira, 17:49

Proveniente dos Estados Unidos, chegou por via marítima ao porto de Newport, no passado dia 7 e 8 de Novembro, as duas primeiras locomotivas diesel eléctricas (70001 e 70002) de última geração da GE General Electric, que na Freightliner serão matriculadas na série 70 0, ou melhor ainda, 70001 a 70030.

"Estamos animados hoje, com a chegada das primeiras locomotivas PowerHaul (PH37AC), o que representa a entrada da GE Transportation no Reino Unido e no mercado europeu", disse Brett BeGole, Gerente Geral da Global Operations locomotive da GE Transportation. "A série PowerHaul GE é tecnologicamente mais avançada, eficiente e com baixas emissões de gases até à data."

Por seu lado, o Director do Grupo de Engenharia da Freightliner Tim Shakerley disse que estava "extremamente orgulhoso" por revelar formalmente a 70001 e 70002 em pleno cais, neste 8 de novembro. «Este produto é o culminar de dois anos de trabalho duro e da parceria com a GE, a fim de produzir uma locomotiva que vai aumentar as nossas capacidades de transporte e trazer redução de emissões de carbono."

A Freightliner afirma que "com base na frota atual e geração de energia, a locomotiva PowerHaul emite menos carbono por km-t bruta. 




Luís Moreira


News Release 1227 : China faz encomenda à medida


Faro [Portugal], 13.11.2009, Semana 46, Sexta-feira, 17:27

O Ministério dos Transportes da China, acaba de tornar firme 3 encomendas de material circulante para os seus caminhos de ferro. São ao todo, 280 automotoras de Grande Velocidade e 400 locomotivas para mercadorias.

Um dos contratos, para o norte da China, no valor de 40,8 mil milhões de yuan atesta o fornecimento de 140 comboios de grande velocidade, modelo CRH3, aptos para 350 km/h. Com esta encomenda, sobe para 400 o número de unidades derivadas do Velaro da Siemens.

A segunda encomenda, desta vez para o sul da China, concretiza-se num valor de 45 biliões de yuan, para mais 140 comboios de grande velocidade, estes, baseados no modelo japonês E2-1000. Aptos para 350 km/h, estes TGV's chineses serão construídos pela Nanche Sifang em Qingdao sob licença da japonesa Kawasaki Heavy Industries e irá incorporar componentes de empresas japonesas.

O Ministério dos Caminhos de Ferro chinês, também fez então uma terceira encomenda de mais 400 locomotivas de mercadorias HXD3, que são locomotivas Co'Co' eléctricas de 7,2 MW, elevando assim por via deste contrato, a um total de 1040 unidades firmes encomendadas.


Luís Moreira