16 novembro 2009

News Release 1240 : Aviso CP - Alteração de tráfego


Faro [Portugal], 16.11.2009, Semana 47, Segunda-feira, 19:43

Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso da CP, que de imediato, damos conhecimento aos nossos amigos leitores:

Linha do Norte - Alteração da plataforma de embarque do comboio 3400, entre os dias 16 e 24 de Novembro de 2009.

A CP informa que , devido a trabalhos de modernização da Linha do Norte, a cargo da REFER-EPE, será necessária a seguinte alteração ao local de embarque/desembarque de clientes:

Comboio: Regional 3400
Partida : Porto Campanhã (01:23)
Destino : Lisboa Santa Apolónia
Local de Embarque/Desembarque para o período designado: Plataforma da via Ascendente (Sentido Lisboa - Porto)
Estações:
Oliveira do Bairro - Dia 19 de Novembro
Mealhada - Dia 20 de Novembro
Albergaria dos Doze - Dias 17 e 24 de Novembro
Caxarias - Dias 17 de Novembro
Fátima - Dias 17 de Novembro
Lamarosa - Dias 19 e 20 de Novembro

A CP espera vê-lo a bordo dos seus comboios. Está à sua disposição para qualquer esclarecimento ou sugestão através do e-mail ou do Call Center: 808 208 208.

A CP, igualmente agradece a sua preferência,


Luís Moreira



News Release 1239 : O futuro está no sector ferroviário


Faro [Portugal], 16.11.2009, Semana 47, Segunda-feira, 19:36

Ainda relativo com a News Release anterior, editamos com cortesia, mais um artigo relevante sobre a mesma matéria, num texto e fotos de Susana Lage, editado na página da Web da Ciência Hoje.

Atrair jovens profissionais é objectivo de Seminário



O caminho-de-ferro não é coisa do passado. Em Portugal, a aposta fez-se depois de 1974 até aos anos 90 de uma forma tímida. Mas hoje em dia, o sector nacional e europeu tem grandes desafios nos transportes de alta velocidade e no desenvolvimento das redes transeuropeias de transportes. Para ultrapassar tais desafios, são necessários jovens profissionais com capacidade de inovar.

Segundo Manuel Seabra Pereira, o sector ferroviário “é um sector que está para ficar, é um sector de futuro, que às vezes tem tido uma imagem antiquada mas está agora a renascer”.

O professor do departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST) explica ao Ciência Hoje que “o sector ferroviário tem de crescer mais do que os outros transportes sendo que é mais seguro, mais limpo, energeticamente mais eficiente e, em muitos casos, mais confortável”. Para que isso aconteça, “tem de ter componentes de desenvolvimento, tem de ter o consenso e participação de todos e reunir inovação”, acrescenta.

VIII Seminário

Na próxima segunda-feira, realiza-se o VIII Seminário “Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio ferroviário”, no IST, em Lisboa, uma iniciativa conjunta do IST e da Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária (APNCF).

Este Seminário, que se efectua no contexto de uma Exposição, nasce do projecto FUTURAIL financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro e coordenado pelo IST e que pretende contribuir para o desenvolvimento dum sector ferroviário mais competitivo e inovador através de uma melhor harmonização das necessidades de recursos humanos e a oferta de qualificações.



“O projecto FUTURAIL é basicamente uma ‘operação de charme’ para realçar a atractividade do sistema, as possibilidades que o sector oferece para o futuro”, afirma Manuel Seabra Pereira. “A nossa intenção clara é praticar uma acção de disseminação de um sector que está numa fase de renascença, que resolve grandes problemas de transportes e que precisa de inovação, precisa de gente nova para crescer”, explica o coordenador do projecto.

“As empresas do sector tem uma grande dificuldade em recrutar engenheiros porque há um estigma à volta do sector de que é uma coisa com 150 anos, que não oferece possibilidades para o futuro, não é inovador”, afirma Eduardo Correia ao Ciência Hoje. “O que nós queremos é mostrar que não é bem assim e dinamizar esta perspectiva sobre o sector”, revela o engenheiro da APNCF.

Participação da comunidade ferroviária

O Seminário terá a participação expressiva da comunidade ferroviária portuguesa, a exposição conta com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e será visitada nos dois dias subsequentes por alunos do Ensino Superior e Secundário. “Este encontro vai envolver a comunidade toda e vai ter 270 participantes do sector”, afirma Manuel Seabra Pereira.

A exposição inclui material circulante e equipamento de construção e manutenção de via colocado no exterior, no campus do IST, como é o caso de um vagão enorme que está a ser fabricado para a Comboios de Portugal (CP). Estão programadas apresentações de empresas e serão proporcionados contactos directos entre empresas e alunos.

A ideia é criar o ambiente e a oportunidade para os técnicos, cientistas, comunicadores, jovens, profissionais e industriais participarem neste desafio para o desenvolvimento de um sector ferroviário mais seguro, limpo, competitivo, inovador a atractivo. “Vai ser a primeira exposição ferroviária no Instituto Superior Técnico digna desse nome”, afirma Manuel Seabra Pereira.



Segundo Eduardo Correia, “existe um potencial, muito maior do que havia até agora, para as pessoas que acabam o curso na área da engenharia possam optar pelo sector ferroviário”. O engenheiro explica que alguns dos planos de investimento, como “a modernização da linha de Cascais, o metro do Mondego e os inter-regionais” estão já em curso. “São três coisas que a CP lançou, existe financiamento, é uma realidade que está a avançar”, afirma.

“O sector dos transportes é um sector vital porque com ele cresce a economia”, diz Manuel Seabra Pereira. Para o professor catedrático, “gradualmente, o sector está a adquirir uma postura de concorrência, de aumentar a sua atractividade”. Para conseguir isso, “tem de se reformular internamente para ter melhores performances e tornar os preços mais competitivos, o que requer inovação” acrescenta.

Segurança e fiabilidade

Um dos pontos fortes do transporte ferroviário é o seu “elevado nível de segurança e fiabilidade, baixos níveis de sinistralidade e elevada eficiência energética”, sublinha Manuel Seabra Pereira. Nos pontos fracos, o professor destaca a “excessiva utilização do carro que reduz a procura de transporte público”.

Neste ponto acrescenta que “enquanto não houver legislação de pagamento de externalidades associadas ao transporte, custos de externalidade como o climático, degradação do ambiente, congestionamento, etc., não há redução no uso deste meio de transporte”.

A questão em torno do comboio de alta velocidade (TGV) é entendida por Manuel Seabra Pereira como uma mais-valia para o futuro de Portugal. “A alta velocidade tem mostrado na Europa toda enormes mais valias. É um investimento grande e há países que têm sido exemplares em fazê-lo de uma forma sustentada”, afirma o professor.

“Claro que existem investimentos à nossa frente, nesta fase de crise, que têm de ser equacionados. Mas os méritos e lucros dos benefícios directos e indirectos com este investimento são enormes e não podem ser ignorados, é um projecto que não pode ser equacionado de forma circunstancial”, explica.


Luís Moreira



News Release 1238 : Transporte Ferroviário / Um sector para o futuro


Faro [Portugal], 16.11.2009, Semana 47, Segunda-feira, 19:11

Recebemos por parte da Transportes em Revista, a informação da realização de mais um evento importante na área ferroviária. Nesse sentido, reproduzimos de imediato e com cortesia, a referida informação, visto que o evento já começou hoje.

Sobre esta matéria, gostariamos de pedir em nosso nome e em nome dos nossos amigos leitores, mais colaboração por parte das entidades ligadas à área ferroviária, no sentido de podermos antecipadamente revelar a importância e realização deste tipo de eventos. Fazemos um esforço enorme no sentido de estarmos atentos a tudo, mas como diz o ditado "quem muitos burros toca, algum deixa para trás" e por isso, não conseguimos estar a par de tudo. Por exemplo, a notícia a seguir relatada, devia ter-nos chegado pelo menos ontem (e fariamos edição imediata de News Release) e não hoje e deveria ser o próprio APNCF a fazê-lo, que é quem organiza o evento. Esperamos no futuro, mais alguma colaboração em favor do sector a que nos dedicamos e que tanto damos, de forma gratuita.

A Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária (APNCF) e o Instituto Superior Técnico (IST) vão realizar nos próximos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2009, no IST, em Lisboa, uma Exposição e um Seminário dedicados à divulgação do sector ferroviário português.



Tais eventos, subordinados ao tema "Transporte Ferroviário: Um sector para o futuro", enquadram-se no projecto europeu FUTURAIL – Job opportunities for the Railway Community of Tomorrow, liderado pelo IST, no âmbito do 7º Programa-Quadro, tendo-se considerado oportuno realizar o VIII Seminário sobre Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio ferroviário em conjunto com uma Exposição, na qual se integrará ainda um conjunto de palestras de apresentação das empresas e outras entidades nacionais do sector como forma de promover a engenharia ferroviária.

Esta iniciativa pretende dar resposta ao crescente interesse que as actividades de Certificação e de I&D+I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) têm vindo a registar no seio das empresas e entidades nacionais do sector ferroviário, bem como ajudar a promover a engenharia ferroviária com o objectivo de atrair novos talentos e profissionais qualificados para os desafios que se avizinham neste sector.

O VIII Seminário sobre Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio ferroviário realizar-se-á no dia 16 de Novembro de 2009, entre as 9:00 e as 17:00, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico (IST).



As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a confirmação, devendo ser feitas para apncf@org.apncf.pt, com indicação do nome do participante, empresa, cargo, contacto telefónico e endereço de e-mail; alternativamente pode ser utilizado o nº de fax: 21 102 6499.

Quaisquer esclarecimentos poderão ser solicitados para o e-mail acima indicado ou pelo telefone nº 21 102 6490 (Rita Ferreira).


Luís Moreira


News Release 1237 : Empresas públicas de transportes pagaram almoço de homenagem a Ana Paula Vitorino


Faro [Portugal], 16.11.2009, Semana 47, Segunda-feira, 18:26

Editamos na presente News Release, um artigo ligado à CP e à REFER, que editado hoje no diário PÚBLICO, da autoria de Carlos Cipriano*, aqui reproduzimos com cortesia, por ter interesse relativo com a área ferroviária.

Os presidentes da REFER, da CP e de pelo menos mais uma sociedade pública de transportes terão pago com o cartão de crédito da empresa os almoços de 50 gestores públicos daquele ramo, a 23 de Outubro, durante uma homenagem à então secretária de Estado dos Transportes, a socialista Ana Paula Vitorino.

O almoço de apoio e de despedida à governante foi no Hotel Altis Belém, em Lisboa, e juntou meia centena de administradores da CP, REFER, Carris, Metro de Lisboa, Administração do Porto de Lisboa e STCP, bem como de algumas empresas detidas pela CP e REFER, os quais se quotizaram entre si com um montante de 40 euros do seu próprio bolso para oferecer a Ana Paula Vitorino uma gargantilha de ouro de cerca de 2000 euros.

Após a refeição e os discursos da praxe, para que a festa não ficasse demasiado cara, todos os convidados viram os seus almoços pagos pela CP, a REFER e uma terceira empresa.

O PÚBLICO contactou a CP e a REFER - tendo insistido quase diariamente durante duas semanas - para esclarecer esta situação, mas não obteve resposta. Foi ainda perguntado às duas empresas se o referido almoço foi considerado uma sessão de trabalho ou seminário, ou seja, se foi considerado um almoço em exercício de funções, e pedidos a convocatória e relatório do evento, mas nada foi respondido.

A CP e a REFER tiveram prejuízos em 2008, respectivamente, de 190 milhões e 181 milhões de euros.

No sector dos transportes este tipo de almoço de homenagem é inédito porque o normal é os mesmos acontecerem depois de os governantes terem saído. Ora este aconteceu numa altura de indefinição em que a composição do Governo não era ainda conhecida e não se sabia se a secretária de Estado se manteria no cargo, havendo então rumores de que poderia ser ministra.

Contactada pelo PÚBLICO, Ana Paula Vitorino disse que "alguém que estava ali perto pagou o almoço por mim. Entendo que isso é normal, uma vez que tinha sido convidada". Quanto ao facto de as empresas terem pago os almoços de toda a gente, a ex-secretária de Estado dos Transportes disse não saber, mas que se recorda "de ver várias pessoas à saída a pagar a sua conta". Durante o seu mandato, Ana Paula Vitorino foi considerada uma das pessoas com melhor conhecimento da área dos transportes a ocupar a secretaria de Estado do sector, mas a sua actuação não foi consensual, tendo sido criticada por vários administradores a excessiva intromissão na gestão directa das empresas públicas que tutelava. Na hora da despedida, porém, tudo isso foi esquecido e durante os discursos houve gestores que agradeceram à homenageada o facto de terem sido nomeados para os cargos que desempenham.

"Perderam a vergonha"

Sem respostas das empresas, é impossível a juristas serem taxativos sobre a legalidade do acto, mas Maria José Morgado, procuradora-geral adjunta e especialista em temas de corrupção, notou ontem, sem querer comentar o caso concreto, que "deontologicamente, em tese geral, os cartões das empresas não servem para pagar almoços de despedida".

Também instado pelo PÚBLICO, o empresário Henrique Neto, ex-deputado do PS, foi lapidar na resposta: "As pessoas perderam a vergonha." Considerando a situação "irregular" e "nada normal", o empresário diz que o pagamento com os cartões da empresa "até pode ser legal, mas legítimo não é com certeza". Tanto por parte dos empresários, que se quotizaram para pagar a gargantilha ("mas a que propósito?!?", questiona-se), como por parte da ex-secretária de Estado.

*com Luísa Pinto e Paula Torres de Carvalho


Luís Moreira