20 novembro 2009

News Release 1255 : Primeiro maquinista técnico ibérico é português


Faro [Portugal], 20.11.2009, Semana 47, Sexta-feira, 14:30

Segundo informa a Transportes em Revista, e citando, Luís Miguel Neves é o primeiro maquinista técnico ibérico habilitado a poder circular entre Portugal e Espanha sem necessidade de ser acompanhado por um inspector, na sequência da conclusão de uma formação efectuada em Madrid. Com 29 anos e residente em Mangualde está ao serviço da empresa Comsa Rail Transport, um dos maiores operadores privados ferroviários de mercadorias da Península Ibérica que em Portugal tem uma parceria com a sua congénere Takargo. Após ter concluído formação em Portugal em Fevereiro foi para Espanha para finalizar o curso que lhe permite circular nas redes ferroviárias dos dois países. Com a conclusão desta formação, Luís Miguel Neves confessa que realizou o seu “sonho de infância” de ser um “maquinista não só nacional mas também ibérico”.



Para assegurar as ligações entre Portugal e Espanha, a Comsa Rail Transport detém locomotivas diesel interoperáveis, que possibilitam operar nos dois países com os seus respectivos sistemas de comunicações e segurança.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Transportes em Revista.


Luís Moreira



News Release 1254 : Junakalusto coloca em serviço as novas automotoras eléctricas SM5


Faro [Portugal], 20.11.2009, Semana 47, Sexta-feira, 13:45

A primeira unidade de 32 automotoras Flirt Stadler encomendadas para fazerem os serviços suburbanos em Helsínquia e no sul da Finlândia, entrou ao serviço de forma regular anteontem. Como certamente os amigos leitores sabem, este material circula em bitola 1524 mm (via larga) que é usada neste país escandinavo, assim como na Rússia e como se percebe, um pouco mais estreita que a bitola ibérica que é de 1668 mm.



Este novo material da série SM5 (VR), que custou € 190 milhões, pertence à Junakalusto, que é uma joint-venture formada em 2004 pela VR (o mesmo que CP em Portugal)  com 35% do capital e ainda pela autoridades de Helsínquia, Espoo, Vantaa e locais Kauniainen com os restantes 65%.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Stadler / For photo, thanks to Stadler.


Luís Moreira



News Release 1253 : Aparante "suicídio" na Linha do Minho


Faro [Portugal], 20.11.2009, Semana 47, Sexta-feira, 10:38

Segundo informa a LUSA, ocorreu na madrugada de hoje, mais uma morte na via férrea, tratando-se presumívelmente de um suicídio, segundo pensam as autoridades policiais.



O facto, aconteceu na Linha do Minho, na zona de Barcelos e mesmo com os poucos dados que temos, editamos junto a habitual Rail Safety Notice.


Luís Moreira