05 fevereiro 2010

News Release 1499 : 60 anos da primeira locomotiva diesel


Faro [Portugal], 05.02.2010, Semana 06, Sexta-feira, 20:05

Faz hoje 60 anos, que com o patrocínio da SDAR San Diego & Arizona Railway, que foi uma operadora privada ferroviária norte-americana que funcionou entre 1919 e 1932, se fez um ensaio com a primeira locomotiva diesel, rebocando um comboio de mercadorias em El Centro, na Califórnia, Estados Unidos.

Como se sabe, com o advento da tracção diesel, passou para segundo plano a tracção a vapor, ainda tida por muitos, como a mais fantástica dos três tipos de tracção, contando já com a eléctrica, que é em termos de operacionalidade e rentabilidade, a melhor de todas.


Luís Moreira


News Release 1498 : 2º Aniversário do AGV


Faro [Portugal], 05.02.2010, Semana 06, Sexta-feira, 12:08

Faz hoje 2 anos, em cerimónia que contou com a presença do presidente francês Nicolas Sarkozy, que a Alstom apresentou o seu supra-sumo em termos de Grande Velocidade Ferroviária, ou seja, o seu AGV Automotrice à Grande Vitesse e que é o sucessor do TGV Train à Grande Vitesse.



Como os nossos amigos leitores sabem, o AGV difere do TGV, especialmente na diferente distribuição da sua força motriz, que no TGV está nos extremos, ou seja, 1 locomotiva + reboques + 1 locomotiva e no AGV, os motores eléctricos estão distribuídos pelas várias caixas que compôem a unidade, tal e qual como os famosos Shinkansen japoneses, que foram pioneiros neste sistema a nível mundial para comboios de grande velocidade.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom.


Luís Moreira


News Release 1497 : OKD Doprava é o 74º membro da CER


Faro [Portugal], 05.02.2010, Semana 06, Sexta-feira, 11:49

A checa OKD Doprava, que é uma empresa privada que opera na carga e no transporte de passageiros, tornou-se ontem no 74º membro da CER, após aceitação unânime dos delegados da mesma CER que ontem reuniram em Bruxelas.


Luís Moreira


News Release 1496 : Mauro Moretti mais 2 anos à frente da CER


Faro [Portugal], 05.02.2010, Semana 06, Sexta-feira, 11:00

Ontem, em Bruxelas, reuniram-se os 73 delegados da CER Comunidade Europeia Ferroviária e Infra, e reconduziram Mauro Moretti, que é o Director Executivo do grupo FS Ferrovie dello Stato (Itália), como seu presidente para os próximos dois anos na sequência de uma votação unânime dos delegados da CER.



Agradecendo a reeleição, Moretti afirmou que uma de suas principais metas para este seu mandato será o de garantir um papel importante para os caminhos-de-ferro na estratégia da UE para 2020 e para o próximo Livro Branco dos Transportes.

Créditos: Pela foto, agradecimento à CER. For photo, thanks to CER.


Luís Moreira