07 abril 2010

News Release 1838 : Os percursos ferroviários para a Liga Sagres e Liga Vitalis (26ª Jornada)


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, Quarta-feira, 20:20

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e  Liga Vitalis, que nesta 26ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.



Temos então:

26ª Jornada - LUISFER 080 - Ligas Sagres e Vitalis



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1837 : Maquinista Cecília na SIC


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 16:25

A maquinista da CP, Cecília, que pertence à CP Lisboa (Urbanos da Grande Lisboa) acabou de ser entrevistada no programa VIDA NOVA de Fátima Lopes, que preenche uma parte das tardes na SIC.

Esta maquinista, que exerce o seu trabalho há cerca de 9 anos, foi a primeira mulher a desempenhar essa função na CP e falou durante alguns minutos desta sua fantástica experiência laboral.


Luís Moreira


News Release 1836 : O Coelho da Páscoa


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 12:23

A Fertagus lançou uma campanha denominada "Campanha Estudantes Páscoa" que como se compreende, é dirigida aos jovens estudantes. Ainda segundo informa a operadora, no discurso dirigidos aos jovens apela-se que nas férias da Páscoa se viaje mais de comboio, pelo que o coelho da Páscoa paga metade do teu bilhete no Comboio da Ponte.

Nas tuas férias da Páscoa, entre os dias 27 de Março a 11 de Abril, se tiveres entre 13 e 18 anos quando viajares nos comboios da Fertagus e autocarros SulFertagus vais beneficiar de um desconto de 50% no preço do bilhete simples.*

Ao lançar esta campanha durante o período das férias da Páscoa, a Fertagus tem como objectivo incentivar o público mais jovem à utilização do comboio da Ponte nos seus momentos de lazer, apresentando-o como uma solução de transporte de qualidade, rápida e segura.



Esta tarifa promocional aplica-se a todas as deslocações realizadas nos trajectos da Fertagus e da SulFertagus.

* Desconto não acumulável com outras campanhas.

Créditos: Pelo banner, agradecimento à Fertagus.


Luís Moreira


News Release 1835 : Ministros garantem prioridade do TGV entre Porto e Vigo


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria da jornalista Maria João Morais.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, comprometeu-se ontem com o seu homólogo espanhol, José Blanco, a dar seguimento à ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo, afastando as dúvidas relativas à prioridade da união entre as duas cidades.

Quanto aos prazos para a execução da obra, serão "definidos na cimeira luso-espanhola", de Setembro, afirmou o ministro espanhol do Fomento, em conferência de imprensa após a reunião de trabalho que ontem manteve com António Mendonça, em Madrid. "Esta ligação, juntamente com a de Madrid-Lisboa, tornará a rede de alta velocidade da Península Ibérica numa das mais extensas do mundo", frisou José Blanco. Por seu lado, António Mendonça destacou a importância da alta velocidade na "integração económica dos dois países" e destes nas "redes transeuropeias de transportes".

Sobre a ligação Lisboa-Madrid, o ministro português recordou que o troço Poceirão-Caia já foi adjudicado e que o concurso para o troço Lisboa-Poceirão "irá avançar rapidamente". No entanto, questionado sobre qual a data concreta para a conclusão da obra, António Mendonça afirmou apenas que "as referências temporais se mantêm".

Também na reunião de ontem, os dois ministros assinaram o acordo para a construção da estação internacional junto à fronteira de Caia, que "será uma das primeiras estações internacionais de alta velocidade do mundo", frisou José Blanco. Quanto aos concursos para as linhas de alta velocidade, Mendonça garantiu que o Governo irá estimular "a cooperação entre as empresas portuguesas e espanholas que venham a participar em todos os concursos".



Paulo Almeida



News Release 1834 : Portugal e Espanha avançam no projecto da estação de Caia do TGV


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:32

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal OJE, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Os ministros das Obras Públicas de Portugal e Espanha definiram hoje os últimos elementos para a construção da estação internacional de Caia - por onde passará a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid -, reiterando o compromisso na construção da linha Porto-Vigo.

A rede de alta velocidade entre Portugal e Espanha foi o tema dominante da agenda da reunião de hoje, em Madrid, onde António Mendonça e José Blanco renovaram "o compromisso dos dois Governos em estreitar as interconexões ferroviárias e rodoviárias ibéricas".

Na reunião foram determinados "definitivamente" aspectos relacionados com a localização, o financiamento, a jurisdição e as condições de construção e exploração da estação, como o facto de a componente do tráfico de passageiros ficar do lado espanhol e o componente de mercadorias ficar do lado português.

O concurso para a construção, bem como a futura exploração da estação internacional, ficará a cargo de uma sociedade conjunta formada pelos gestores da rede dos dois países, a portuguesa REFER e a espanhola ADIF.

A redacção de todos os projectos das várias infra-estruturas será realizada pelo Agrupamento Europeu de Interesse Económico Alta Velocidade Espanha-Portugal.



Os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países vão agora avançar para a preparação de um acordo "que terá o nível de tratado internacional" e que deverá ser assinado, possivelmente, na cimeira luso-espanhola prevista para Setembro, em Elvas.

Mendonça disse aos jornalistas que a reunião permitiu comprovar a "convergência de posições que existe entre os dois governos sobre os assuntos comuns", sublinhando "a importância das conexões e particularmente da alta velocidade na integração económica, na coesão dos dois países e na ligação da península ibéria à rede europeia de transportes".

António Mendonça falava aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo espanhol, o ministro do Fomento José Blanco, com quem hoje se reuniu durante várias horas, em Madrid.

José Blanco disse que a reunião de hoje permitiu "constatar o compromisso inamovível de ambos os governos com as conexões transfronteiriças", que nasce de uma "visão partilhada o papel das infra-estruturas de transporte como motor do desenvolvimento social e económico".

"Partilhamos o mesmo pedaço de terra, o mesmo projecto europeu e uma mesma visão de futuro. Os dois Governos sabemos que a integração da península através da rede de alta velocidade é fundamental se queremos um futuro de progresso para ambos os países", afirmou o governante espanhol.

Do lado português, António Mendonça recordou que o troço Poceirão-Caia já foi adjudicado, devendo o acorde construção ser assinado "no final de Abril ou inicio de Maio" e que o concurso para o troço Lisboa-Poceirão "está na primeira fase" de avaliação de propostas recebidas.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao jornal OJE.


Paulo Almeida



News Release 1833 : CP Carga quer aumentar tráfego para 6 comboios/dia


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:19

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes em Revista, publicada no passado dia 1 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A CP Carga pretende alargar a média de comboios/dia com origem no porto de Aveiro para 6 composições, a partir de 2011. Esta intenção surge após os resultados obtidos pela empresa desde que teve início a operação ferroviária no porto de Aveiro, no início de Março, com a inauguração do respectivo ramal. Até agora, a CP Carga já transportou mais de 10 mil toneladas de mercadorias, numa média de quatro composições por dia. Os materiais transportados pela CP Carga vão desde pasta de papel a madeiras, dos clientes Celtejo, do Grupo Altri, e Sonae Indústria, respectivamente. Face a este cenário, a CP Carga prevê, já no próximo ano, aumentar o tráfego de composições em fluxos de logística mais massificada como: contentores, materiais de construção, matérias-primas e produtos de fileira florestal. Para a empresa “a evolução da actividade deverá situar-se entre 5 a 10 por cento ao ano, nos primeiros cinco anos, estando o ritmo de crescimento da actividade dependente do nível de competitividade do Porto de Aveiro e das soluções logísticas instrumentais a ele dirigidas”.


Paulo Almeida



News Release 1832 : Ambiente Ferroviário


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:07

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página fotopic de Pedro Silva e que se denomina "Ambiente Ferroviário".



Página: Ambiente Ferroviário
Endereço URL: http://pedrosilva.fotopic.net/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Pedro Silva
Classificação LUISFER
Page Screen: 4 em 10
Page Total: 4 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer • Ambiente Ferroviário •


Luís Moreira