22 abril 2010

News Release 1932 : Alta Velocidade espanhola celebra 18º aniversário


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 21:43

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes em Revista, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A 21 de Abril de 1992 foi inaugurada a primeira linha de Alta velocidade ferroviária em Espanha, entre Madrid e Sevilha. Passados 18 anos, “nuestros hermanos” já possuem uma rede com mais de 1500 quilómetros, ligando algumas das principais cidades do país. Até final deste ano, serão mais de 2600 quilómetros de linhas de alta velocidade em operação comercial.



Em quase duas décadas, o AVE transportou cerca de 200 milhões de passageiros, apesar da segunda linha só ter entrado em operação em 2005, entre Toledo e Madrid. Actualmente, a rede espanhola é a maior da Europa, tendo suplantado a francesa. O projecto de alta velocidade espanhol é ambicioso e prevê que, até 2015, seja feita a ligação com Portugal e que todas as regiões espanholas estejam ligadas por linhas de alta velocidade.

Créditos: Pela foto, agradecimento à RENFE.


Paulo Almeida



News Release 1931 : Foram identificados suspeitos de furto de 60 toneladas de ferro (REFER)


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 21:35

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário de Coimbra, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Margarida Alvarinhas.

A GNR de Coimbra anunciou ontem a detenção de dois indivíduos suspeitos do furto de mais de 60 toneladas de ferro da linha da Lousã. Ao que o Diário de Coimbra apurou, o material ferroso foi descoberto em sucateiras na localidade de Risca Silva, no concelho de Vila Nova de Poiares.
A operação, que culminou na identificação de dois indivíduos caucasianos, desenrolou-se em duas fases. Primeiramente, numa operação desencadeada ao princípio da manhã de segunda-feira, os militares da GNR descobriram 52.110 quilogramas de ferro numa sucateira de Poiares e detiveram um imigrante de 35 anos. Ainda nesse mesmo dia, mas à noite, a GNR viria a encontrar mais 8.110 quilos de ferro «em local diferente, mas na mesma localidade», em Risca Silva, refere fonte da GNR, informando ainda que nesta segunda operação foi identificado um outro imigrante, também caucasiano, de 40 anos, por suspeita de co-autoria no furto.


Contactada, a REFER, dona da linha, esclarece que o material foi roubado durante o fim-de-semana «tendo sido forçada a vedação do estaleiro e destruído o cadeado». Ainda segundo a mesma fonte, «foram furtadas diversas peças metálicas provenientes da desmontagem da via antiga e também carril». A situação motivou a participação à GNR.

O ferro roubado estava, ao que o Diário de Coimbra apurou, armazenado num estaleiro localizado na zona de Carvalhosas e o seu destino seria, à partida, o Entroncamento, para onde, de resto, está a ser encaminhado todo o material retirado da linha onde vai nascer o metro, que depois é triado ou vendido em lotes.

Apesar deste tipo de furtos ser o “prato do dia” nas linhas da REFER, a verdade é que desta vez a quantidade – mais de 60 toneladas – é muito superior ao normal e seria necessária uma grande operação de roubo. A título de exemplo, refira-se que os carris são cortados em “barras” de 18 metros e cada metro pesa 54 quilogramas.

Neste momento, e segundo fonte da GNR, prosseguem as investigações no sentido de saber se há mais material furtado e mais pessoas envolvidas. Ao mesmo tempo a GNR investiga se houve crime de receptação dos materiais furtados, neste caso por parte das sucateiras.

A REFER esclarece que nesta, como em todas as suas obras, o procedimento normal relativamente aos materiais é a inventariação de todo o material a levantar, sendo elaboradas listagens exaustivas, o levantamento e desmontagem do material e o transporte para as instalações da REFER, sendo todas as cargas devidamente registadas com guias de transporte. Sublinha também que em causa na linha da Lousã esteve uma situação que não provocou alterações à normal circulação ferroviária, uma vez que ocorreu numa linha que está em fase de desmantelamento para a posterior instalação do metro ligeiro de superfície.


Paulo Almeida



News Release 1930 : Refer lança concurso para inserção da Alta Velocidade na linha de Cintura


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 21:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Negócios, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Alexandra Noronha.

A Refer lançou um concurso para a inserção das linhas de Alta Velocidade Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid na Linha de Cintura no valor de 6 milhões de euros, anunciou hoje a gestora da rede ferroviária.

A obra, entre o quilómetro 10,183 e o quilómetro 3,912 terá um prazo de execução de 365 dias, sendo a segunda do género. Inclui a construção de várias passagens inferiores e pedonais que vão permitir que os passageiros tenham facilidade em passar de umas linhas para as outras.



Paulo Almeida



News Release 1929 : Túnel ferroviário vai atravessar a zona mais alta dos Pirenéus


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 21:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Público, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Carlos Cipriano.

O Governo de Aragão é o principal impulsionador de um projecto que prevê aproximar a Península Ibérica do resto da Europa através de um túnel ferroviário de 40 quilómetros debaixo dos Pirenéus, precisamente na zona onde eles são mais altos.

Para isso, foi criada a Fundación Transpirenaica, da qual fazem parte o Governo regional e 19 parceiros entre associações empresariais e comerciais e as duas principais centrais sindicais espanholas (Comissiones Obreras e UGT).

A justificação para este investimento radica na constatação de que a travessia daquela cordilheira está congestionada porque só pode ser feita pelas suas extremidades mediterrânica e atlântica. Segundo os dados mais recentes, mais de 20 mil camiões cruzavam diariamente a fronteira hispano-francesa, o que dá uma média de sete veículos pesados por minuto em Irún e La Junquera. E quem já viajou pela auto-estrada que liga San Sebastian a Irún e Bordéus depara-se com um muro contínuo de camiões.

Quanto ao caminho-de-ferro, só 4,5 por cento das mercadorias que cruzam a fronteira entre Espanha e França são transportadas por comboio (entre Portugal e Espanha essa percentagem é de quatro por cento). Pela fronteira de Irún-Hendaya passam todos os anos, sobre carris, 1,9 milhões de toneladas de mercadorias e por Cerbére-Port Bou 2,5 milhões. Em ambos os lados, as infra-estruturas estão congestionadas e também não é de esperar que a linha de alta velocidade em construção entre Barcelona e a fronteira francesa venha resolver o problema, uma vez que se destina essencialmente ao tráfego de passageiros e não de mercadorias.

Natalia Blásquez, directora da Fundación Transpirenaica, diz que para evitar o colapso a solução passa por um corredor ferroviário de grande capacidade no qual possam transitar entre 40 e 50 milhões de toneladas anuais, aproveitando os nós logísticos de Saragoça, Madrid, Toulouse, Bordéus e o Levante espanhol. Mais: tal projecto seria decisivo para se poder escoar para o resto da Europa os tráfegos provenientes dos portos de Sines, Lisboa e Algeciras.

Para já, a Comissão Europeia escolheu-o como um dos 30 projectos prioritários declarados de interesse europeu, atribuindo-lhe o número 16 e chamando-lhe "corredor Sines/Algeciras-Madrid-Paris com Travessia Central dos Pirenéus de grande capacidade". Os estudos estão fixados em 10 milhões de euros, dos quais cinco milhões são financiados pela Comissão e o restante pelos estados espanhol e francês.

Natalia Blásquez diz que o próprio presidente Barroso e o comissário europeu dos Transportes, Jacques Barrot, expressaram publicamente o seu apoio a este projecto, que coincide com a estratégia ambiental de Sarkosy "que passa por favorecer os investimentos no transporte em comboio e barco em detrimento da construção de novas auto-estradas".

Num cenário que apelida de "optimista e realista", a directora crê que em 2015 poderão ter início as obras e que a inauguração poderá ocorrer em 2025.

Não por acaso, a Fundação Transpirenaica se situa em Saragoça, sendo o Governo Regional de Aragão o principal promotor do projecto. A cidade pouco conhecida que fica no meio da meseta não se limitou a viver um momento efémero de fama aquando da Exposição Mundial de 2008 (dedicada à água) e não ignorou as potencialidades de ter o comboio de alta velocidade espanhol a ligá-la a 300 km/h a Madrid e Barcelona, e uma aposta estratégica que se revelou um êxito - decidiu criar a maior plataforma logística da Europa, que é três vezes maior do que a segunda, em Berlim.

Ao todo são 13 milhões de metros quadrados (onde já se instalaram desde 2002 mais de 200 empresas) e que contém no seu interior um aeroporto e o maior terminal ferroviário de mercadorias da Europa.

Segundo Alfonso Vicente, conselheiro de Obras Públicas do Governo Regional de Aragão, o investimento - de 2,5 mil milhões de euros - foi financiado em 51 por cento pela própria região autónoma, 12 por cento pela cidade de Saragoça e os restantes 36 por cento pela banca. Um exemplo do funcionamento desta plataforma logística é a vinda, semanal em avião, desde a África do Sul, de 130 toneladas de peixe fresco para abastecer uma rede de supermercados espanhóis.



Paulo Almeida



News Release 1928 : Alteração de tráfego (L Norte)


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 20:56

Recebemos a seguinte informação por parte da CP, que transcrevemos em favor dos leitores interessados:

Linha do Norte - Transbordos rodoviários
Comboios Regionais nos dias 24 e 25 Abril

A CP informa que, em consequência de trabalhos de modernização da Linha do Norte, a cargo da REFER-EPE, será necessária a seguinte alteração ao serviço regional:




Luís Moreira


News Release 1927 : Governo obriga Refer a cortar investimentos na rede ferroviária


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 13:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Nuno Miguel Silva e Miguel Costa Nunes.

A Refer foi obrigada a rever em baixa o plano de investimentos de médio-prazo para a rede de caminhos-de-ferro convencional. Os cortes nos planos de investimentos propostos pela empresa presidida por Luís Pardal já foram exigidos pelo anterior Governo, mas o actual ministro das Obras Públicas, António Mendonça, voltou a impor restrições orçamentais aos projectos de investimento da Refer para os próximos anos - isto na vertente que não está directamente relacionada com a alta velocidade.

Em declarações ao Diário Económico, António Mendonça revela que o referido plano de investimentos da Refer para a rede ferroviária convencional está a ser "reavaliado", mas não adianta pormenores sobre onde incidirão os cortes. O Diário Económico apurou junto da administração da Refer que se está a fazer um ‘downsizing' (redução) dos planos iniciais de investimento propostos nos últimos meses às tutelas das Obras Públicas e das Finanças.




O aperto financeiro das contas públicas, agravado pela crise global que se arrasta desde Agosto de 2008, é o principal argumento do Governo de José Sócrates para reduzir os investimentos sugeridos pela gestão de Luís Pardal.

O afinar da nova versão do plano de investimentos da Refer já está a ser trabalhado há mais de um mês e, caso receba luz verde das tutelas, deverá ser integrado no Plano Estratégico de Transportes (PET). E quando for apresentada versão final desse documento transversal, ele será divulgado. António Mendonça acredita que a apresentação pública do PET deverá ocorrer "brevemente" e o plano de investimentos da Refer na rede convencional é uma peça fundamental para este documento, estando a condicionar o seu prazo de apresentação.



Paulo Almeida



News Release 1926 : CFM


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 13:23

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página dos CFM Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e que se denomina "cfmnet".



Página: CFM
Endereço URL: http://www.cfmnet.co.mz/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: CFM
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 5 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL • ISR • CFM •

• ML • MP • MM • MTS •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •

• Ferro Produções • Cantinho dos Comboios (YouTube) • Valério dos Santos •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios (Blogue) • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer • Voies Ferrees •


Luís Moreira


News Release 1925 : Estudos para prolongar metro quase concluídos


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 13:08

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Sandra Brazinha.

Os estudos para definir o percurso do Metro Sul do Tejo (MST) no Seixal e Barreiro devem estar todos concluídos até ao final deste ano, para que as obras arranquem no terreno em 2011. O projecto de extensão está mais avançado no concelho do Seixal.

"Relativamente ao concelho do Seixal nós fizemos os estudos do traçado. Em Outubro, passámos esses estudos à Câmara que irá apresentar os seus contributos ainda este mês", avançou ao JN o encarregado do Grupo de Missão do MST, Marco Aurélio, lembrando que "o Barreiro está menos evoluído".

"Um dos pontos fundamentais é que seja definida a localização da paragem do Lavradio para o comboio tradicional que se vai articular com o metro", nota o responsável, frisando que por o MST passar pelo interior da Quimiparque a extensão está ainda dependente da evolução do projecto Arco Ribeirinho Sul, que irá requalificar aquela zona.

Esperando ter os estudos concluídos até ao fim de 2010, incluindo os de avaliação do impacte ambiental da segunda e terceira fases do MST, que ainda não se sabe quanto irão custar, o responsável realça que é preciso haver resoluções a curto prazo, uma vez que a obra irá demorar entre dois anos e meio a três.

Quanto às soluções que estão em cima da mesa, o encarregado de Missão diz que no concelho do Seixal o traçado está praticamente definido. "O percurso vai desde o parque de material e oficinas do metro, em Corroios, seguindo ao longo da Estrada Nacional 10 até ao Fogueteiro. Entra depois por uma zona urbana até ao Seixal", descreve, prevendo menos incómodos que no centro de Almada.

Travessia da Quimiparque

Do Seixal para o Barreiro, o MST irá passar por uma ponte que será construída de raiz para utilização exclusiva, perto da ligação rodoviária prevista no Arco Ribeirinho Sul. "É na zona do antigo canal ferroviário", adianta Marco Aurélio, lembrando que dentro da Quimiparque o traçado coincidirá também com as linhas-férreas do antigamente.

"É um projecto urbano que vai ser construído. Pode ser feito por privados, mas a infra-estrutura de base vai ter de ser feita. Há todo o interesse do Estado para que se rentabilizem estes projectos", garante o responsável.

As Câmaras do Seixal e do Barreiro, que estão envolvidas directamente nos estudos em curso, querem que os trabalhos arranquem já no próximo ano para que o MST esteja a circular em 2013, ano para o qual se prevê a conclusão da nova ponte sobre o Tejo.

"É fundamental que se avance com a segunda e terceira fases e que se lance o projecto em 2011", defende o presidente da autarquia seixalense, Alfredo Monteiro. "O que estamos a fazer agora é uma análise muito cuidada do projecto", assegura, prometendo novidades para Maio.

"A tutela diz que é para avançar, mas ainda não definiu datas. O metro devia estar em funcionamento juntamente com a Terceira Travessia do Tejo em 2013", realça, por seu lado, o autarca do Barreiro, Carlos Humberto, explicando que decorrem ainda reuniões bilaterais para analisar as hipóteses de traçado.

Uma das soluções é, porém, mais consensual. "Utilizará em princípio a antiga linha ferroviária, irá à Quimiparque, à Gare Sul e ao Hospital", adianta o edil, recusando avançar com datas para o fim dos estudos "porque o metro está articulado com a terceira travessia do Tejo e a ponte rodoviária entre Seixal e Barreiro".



Paulo Almeida



News Release 1924 : Tua pelo olhar de Leonel de Castro e Jorge Laiginhas


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 13:01

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A agonia lenta da linha do Tua está retratada num livro que reúne quase uma centena de fotografias em que o "preto e branco" reflecte a tristeza e clama esperança para a vida que se esvazia no Nordeste transmontano.

O livro é apresentado hoje, às 18.30 horas, na Livraria Leitura do Bom Sucesso, no Porto, e ostenta na capa o mesmo título e a mesma imagem do documentário "Pare, escute e olhe", de Jorge Pelicano, com a placa que chama a atenção para os comboios submersa, numa alusão à barragem que ameaça acabar com a linha. Os autores de ambos os trabalhos cruzaram-se no terreno e caminharam e trabalharam em conjunto a mesma temática, embora com abordagens e suportes diferentes, como contou, à Lusa, Jorge Laiginhas, autor dos textos do livro, com fotografias de Leonel de Castro.

Preto e branco simbólico

Os dois conheceram-se no "Jornal de Notícias", onde Jorge é cronista e Leonel é fotojornalista, e descobriram ter em comum a "paixão" pela linha do Tua, que ambos conhecem pelas raízes em aldeias cuja vida sempre girou em volta do comboio.

Jorge e Leonel fizeram, a pé, o percurso da linha, numa caminhada que demorou um ano e meio e que registou a "tristeza" que trespassa o vale do Tua com o abandono das aldeias onde há muito já não se ouve um dos últimos sinais de vida: o apito do comboio.

Os autores encontraram no preto e branco o simbolismo da realidade retratada, desde "o belo- horrível" da assombrosa paisagem à solidão dos idosos que encontravam nestas viagens a companhia que lhes falta nas desertificadas aldeias.



Paulo Almeida



News Release 1923 : PCP contesta privatização do serviço de comboios suburbanos


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 12:50

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Tâmega Online, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O PCP contestou uma eventual privatização do serviço ferroviário nas linhas suburbanas do Porto, admitido no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o Governo português apresentou a Bruxelas. Em causa estão as ligações ferroviárias do Porto a Aveiro, Braga, Caíde/Marco de Canaveses e Guimarães, além da linha de Leixões.

"As linhas suburbanas do Porto correspondem a uma das partes mais rentáveis da empresa CP, ou seja, aliam o cumprimento de uma importante função social a bons resultados financeiros", sublinha um proposta do PCP a apresentar hoje, à noite, na Assembleia Metropolitana do Porto. Também no âmbito dos transportes, o PCP propõe à Assembleia Metropolitana que aprove uma moção exigindo ao Governo "o reforço significativo das indemnizações compensatórias à STCP", Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.

Trata-se da maior transportadora do Grande Porto, com mais de 80 linhas de autocarros e elétricos, que em 2008 serviu 108 milhões de passageiros. A STCP está, há anos, "em situação de falência técnica" e "a principal razão desta situação deficitária relaciona-se com a insuficiência do valor das indemnizações compensatórias por parte da Administração Central", sublinhou à Lusa o dirigente do PCP Belmiro Magalhães.



Paulo Almeida



News Release 1922 : Incidente na Linha da Beira Alta (Descarrilamento)


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 12:35

Segundo informa o DN de hoje, houve ontem um pequeno incidente na estação da Pampilhosa, que obrigou ao transbordo de passageiros no troço entre a Pampilhosa e o Luso (na Linha da Beira Alta) por causa do descarrilamento, às 13:00, de um vagão de mercadorias. Segundo fonte da CP, foram suprimidos dois comboios regionais e um Intercidades circulou com um atraso de 20 minutos.


Paulo Almeida



News Release 1921 : Utentes do Intercidades "de luto" devido à suspensão temporária da circulação


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 12:11

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da rádio Diana FM, publicada no passado dia 19 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Os utilizadores diários do Intercidades da linha ferroviária do Alentejo vão envergar, a partir de segunda feira e durante uma semana, uma t-shirt preta como forma de protesto contra a suspensão temporária da circulação de comboios na zona.

A circulação ferroviária na Linha do Alentejo, Vendas Novas e Évora, no troço Bombel e Vidigal a Évora, vai ser suspensa a partir do próximo mês de maio, com a duração de um ano, devido à segunda fase das obras de modernização da estrutura, anunciou a Refer no final do ano passado.
A obra prevê a eletrificação do troço Bombel e Vidigal a Évora, renovação das vias, beneficiação de estações e construção de passagens desniveladas, num investimento de 48,4 milhões de euros.
O porta-voz do Comissão de Utentes dos Comboios Intercidades da Linha do Alentejo, João Fialho, explicou hoje que os passageiros do serviço diário vão vestir uma t-shirt preta com o logótipo da CP e a mensagem "Próxima paragem: estragar a sua vida".

Com o protesto, a comissão "pretende evitar o encerramento temporário da linha do Alentejo, porque afeta muita gente e não há, por parte da CP, aquilo que se possa chamar um transporte alternativo", afirmou o responsável.

"Os transportes alternativos não cumprem os mesmos horários que o comboio", garantiu João Fialho, explicando que "o autocarro chega à Gare do Oriente por volta das 10:00 da manhã, enquanto que o comboio chega à Estação de Sete Rios às 08:20".

O porta-voz da comissão de utentes lamentou ainda a ausência de informação por parte da CP e da Refer, que ainda não divulgaram "uma informação realista sobre a duração e intenção das obras".
Por outro lado, João Fialho defendeu que "as obras podiam ser feitas sem a interrupção da circulação", dando como exemplo a linha ferroviária do Norte e da Beira Baixa, "onde foram feitas obras sem que a linha tivesse sido interrompida".

"O tráfego na linha do Alentejo é de cinco comboios diários. Não é assim tão intenso quanto isso", considerou.

Lembrando que a Linha do Alentejo foi reaberta há cerca de três anos, depois de obras de beneficiação, João Fialho adiantou que a comissão de utentes daquela linha lançou também uma petição na Internet, que pretende reunir 4 000 assinaturas, para ser entregue na Assembleia da República.

"A Assembleia da República é o único órgão que, se tomar uma decisão favorável às nossas pretensões, consegue revogar a decisão da Refer", explicou, revelando que a petição, no endereço www.petitiononline.com/flexi001/petition.html, já reúne mais de 1 500 assinaturas.


Paulo Almeida