02 maio 2010

News Release 1970 : DB e Siemens revelam ICE da 4ª geração


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 19:29

Foi formalmente revelada e mostrada aos media, a 4ª geração dos TGV's alemães, que como os amigos leitores sabem, se designam como ICE InterCity Express. Com efeito, isto sucedeu no passado dia 28 de Abril na fábrica da Siemens em Krefeld Uerdingen, tendo como padrinhos no evento, o Dr. Volker Kefer, que é um técnico da DB e pelo CEO da Siemens Mobility, Dr. Hans-Jörg Grundmann.



Trata-se de uma encomenda de 15 ICE's Velaro que terão na DB, a série 407, que é uma versão melhorada do ICE 3 (403 000), também com 8 caixas e com uma velocidade máxima de 320 km/h. Estes novos comboios em produção pela Siemens, devem entrar ao serviço na DB em Dezembro de 2011, principalmente em serviço internacional, com a França (LGV Rhin-Rhône) e com a Bélgica (LGV 3).


Luís Moreira


News Release 1969 : PCP e BE podem ajudar PS a viabilizar TGV no Parlamento


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 19:02

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site Diário Digital, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O PCP disse estar «disposto a ajudar o PS», inviabilizado o diploma do CDS-PP que tem como objectivo travar o primeiro troço do TGV para Madrid. Entretanto, o Bloco de Esquerda (BE) afirmou que «não é contra a linha para Madrid», pelo que a esquerda deve viabilizar a alta velocidade na Assembleia da República.

De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, Jerónimo de Sousa admitiu «estar disposto a ajudar o PS», rejeitando a proposta dos democratas-cristãos, que deverão assinar o diploma esta semana. «Deve haver uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Portugal e Europa», defende, por sua vez, Francisco Louçã, líder bloquista.

«Para que o decreto-lei do primeiro troço da obra entre Poceirão e Caia possa avançar, o governo precisa que o Bloco de Esquerda e PCP se oponham à proposta do CDS-PP, que chamou o diploma para votação na Assembleia da República, marcada para dia 28», explica ainda o diário.



Paulo Almeida



News Release 1968 : 250 mil passageiros no Funicular de Viana do Castelo


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 19:02

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site Opção Turismo, publicada no passado dia 29 de Abril na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Funicular de Santa Luzia registou, até ao final de Março de 2010, um movimento de passageiros que ascende já aos 250 mil. O número comprova o sucesso daquela estrutura que, em termos turísticos, tem vindo a atrair cada vez mais visitas a Santa Luzia, permitindo um percurso paisagístico com um “Olhar a partir da Serra”.

O elevador, que reabriu em Abril de 2007 aos 85 anos de idade, estava inactivo desde 2001, por requerer profunda remodelação das vias, carruagens e equipamentos electromecânicos. Depois de ter pertencido a várias entidades, a CP - Caminhos de Ferro Portugueses transferiu a propriedade para a Câmara Municipal de Viana do Castelo com o objectivo de o reabilitar e pôr ao serviço dos vianenses e turistas.

Para a Câmara Municipal, trata-se de preservar um meio de transporte com “significado histórico e cultural” e, no caso de Santa Luzia, apresentar a beleza paisagística e arquitectónica do local.
O funicular, que vence um desnível de 160 metros em sete minutos, torna a viagem entre o sopé e o topo de Santa Luzia a mais longa de todos os funiculares do país


Paulo Almeida



News Release 1967 : Actual projecto do TGV é um erro, diz antigo presidente da RAVE


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 12:25

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site da TVI24, publicada no passado dia 28 de Abril na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Antigo presidente da RAVE (Rede de Alta Velocidade) não percebe porque é que a ligação Lisboa-Porto é apenas para passageiros e porque é que a ligação de Sines e do Poceirão à rede do TGV é em bitola ibérica.

A vantagem do TGV está na linha ferroviária e não nas carruagens, já que vai permitir a transformação da nossa bitola ibérica na bitola europeia. Esta foi uma das principais conclusões a retirar da audição de Manuel Moura, primeiro presidente da RAV (Rede de Alta Velocidade), ouvido ontem na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O especialista em transportes escolhido por António Guterres e Jorge Coelho para lançar o TGV em Portugal disse aos deputados que o projecto actual, que prevê que a linha Lisboa-Porto contemple apenas passageiros, está errado e que Portugal vai deitar 250 milhões de euros à rua.

Para além do erro da exploração apenas de passageiros na principal linha ferroviária do país, também há problemas na ligação Lisboa-Madrid. Ao lado da linha projectada pelo Governo, em bitola europeia, o concessionário vai construir outra, em bitola ibérica e apenas para mercadorias, que liga Évora ao Caia.

«É um erro histórico, gravíssimo e que vai custar muito dinheiro hoje e às gerações vindouras», alertou Manuel Moura.

A solução, disse o antigo presidente da RAV, passaria por construir logo em bitola europeia que ligasse o Poceirão e Sines à rede do TGV.

«Não vamos estar a gastar 260 milhões para amanhã mudarmos os parafusos e ter uma bitola em standard», explicou Manuel Moura, acrescentando que «Estamos a deitar dinheiro fora. Não é necessário. Isto é de quem nunca operou um comboio. Isto é de quem nunca operou um navio».

Os deputados vão agora ouvir o actual presidente da empresa, Luís Pardal.


Paulo Almeida



News Release 1966 : Adeptos do Benfica já estão no Estádio do Dragão (vieram de comboio)


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 18:36

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Milhares de adeptos do Benfica, que chegaram à estação de Campanhã, no Porto, em dois comboios especiais, estão já a chegar ao Estádio do Dragão. Os agentes da PSP que abriam caminho foram apedrejados antes da chegada ao estádio.

Os dois comboios que transportam adeptos do Benfica para assistirem ao jogo com o F.C. Porto já chegaram a Campanhã, onde já estavam muitos outros adeptos à espera para se juntarem ao grupo.

À saída dos comboios, foram imediatamente acolhidos pela Polícia e ladeados por elementos do Corpo de Intervenção. Estão, neste momento, a prosseguir pela rua de Pinheiro de Campanhã, em direcção à VCI, por onde chegarão ao Estádio do Dragão, também vigiados por um helicóptero.

Apesar de não ter havido incidentes com os adeptos do Benfica, ao agentes da PSP que abriam caminho foram apedrejados por adeptos do F.C. Porto.

A polícia montou uma operação policial sem precedentes para garantir que tudo vai correr bem entre os adeptos das duas equipas que se defrontam, esta noite, no estádio do Dragão.

Calcula-se que cerca de três mil adeptos do Benfica estejam a caminho da cidade Invicta para tentar celebrar já hoje, domingo, o título de campeão nacional. As autoridades acompanham o grupo de adeptos benfiquistas dentro dos comboios, que farão a viagem sem paragens.

De acordo com o “Diário de Notícias”, os Serviços de Informação e Segurança (SIS) terão alertado a polícia para a existência de um alegado plano de adeptos do F.C. Porto para furtar viaturas e as colocar em passagens de nível, de forma a impedir a viagem dos benfiquistas de comboio.

A GNR terá passado o dia de ontem, sábado, a verificar passagens de nível sem guarda, para garantir a segurança da viagem.



Luís Moreira


News Release 1965 : Utentes da Linha do Alentejo querem impedir suspensão


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 12:25

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Correio do Alentejo, publicada no passado dia 29 de Abril na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A comissão de utentes dos Comboios Intercidades da Linha do Alentejo entregou quarta-feira, 28, no Parlamento, uma petição a solicitar a intervenção dos deputados para que não seja suspensa, a partir de maio, a circulação de comboios na zona.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz da comissão de utentes explicou que a petição, com cerca de 2.500 assinaturas, foi entregue na Assembleia da República "com o compromisso de se conseguir as restantes 1 500 até final deste mês".

"Quisemos entregar a petição antes do encerramento da linha, para que se tomem as devidas diligências", justificou João Fialho.

A circulação ferroviária na Linha do Alentejo, no troço Bombel, Vidigal, Casa Branca e Évora, vai ser suspensa a partir de segunda feira, com a duração de um ano, devido à segunda fase das obras de modernização da linha, confirmou hoje à Lusa uma fonte da CP.

A mesma fonte garantiu que os comboios na linha do Alentejo vão ser substituídos por um serviço rodoviário.

Também a Refer confirmou o encerramento daquele troço, alegando ser necessário garantir as condições requeridas para a correta execução dos trabalhos de tratamento da plataforma, contemplados nas intervenções a concretizar quer nas respectivas estações, quer nos cerca de 32 quilómetros de plena via.

A obra prevê a electrificação do troço, renovação das vias, beneficiação de estações e construção de passagens desniveladas, num investimento superior a 48 milhões de euros.

"A questão mais problemática neste instante prende-se com a CP e os transportes alternativos. Estamos a dias do encerramento e não há transportes alternativos definidos", disse o porta-voz da comissão de utentes.

João Fialho explicou que a CP chegou a apresentar à comissão de utentes e às câmaras de Évora, Vendas Novas e Beja uma proposta de transporte alternativo, que não servia os interesses dos utilizadores.

"O comboio pára nas estações de Évora, Casa Branca, Vendas Novas, Pinhal Novo, Pragal e Lisboa e a proposta da CP incluía apenas paragens do autocarro em Évora, Vendas Novas e Lisboa, deixando de fora o Pinhal Novo, que é bastante importante para os utilizadores diários", explicou.

Em alternativa, acrescentou, a comissão de utentes e as autarquias alentejanas defenderam a reabertura de uma das estações intermédias, como é o caso da de Bombel, o que a CP recusou.


Paulo Almeida



News Release 1964 : Refer estuda alternativa para torres da ponte S. João


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 12:18

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site Jornal de Notícias, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Refer admite que a requalificação das encostas do Douro, entre o Largo de D. Luís I e o Cais de Quebrantões, "poderá ser uma boa oportunidade " para valorizar o edifício que serviu de local de trabalho do engenheiro Edgar Cardoso durante a construção da ponte S. João.

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, referiu, ao JN, "a existência de vários projectos para o laboratório da Refer, mas que infelizmente não têm saído do papel". "Com a requalificação da zona ribeirinha de Gaia, só espero que finalmente seja encontrada uma solução para as duas torres", acrescentou o Autarca.

Questionado pelo JN sobre a possibilidade de alguma proposta para o espaço arrancar em breve, o Gabinete de Comunicação da Refer sublinhou, por escrito, que este "é um tema que tem vindo a ser analisado pela empresa com o Município", acrescentando que "a requalificação das encostas do Douro poderá ser uma boa oportunidade para uma melhor valorização do espaço".

Da mesma forma, o documento refere que "a Invesfer, empresa participada da Refer que se dedica à valorização do património ferroviário desactivado, tem vindo, neste contexto, a estudar alternativas para o espaço".

Ainda assim, a Refer lembra que "o espaço tem encargos de manutenção e conservação, que serão tidos em conta quando for definido o projecto". Em 2008, Eduardo Vítor Rodrigues, então presidente da Junta de Oliveira do Douro, garantiu, ao JN, que "as obras necessárias no laboratório para uso administrativo rondariam os 300 mil euros".


Paulo Almeida



News Release 1963 : Mais comboios na Queima das Fitas do Porto


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 11:57

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site TVNet, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A CP vai adaptar a sua oferta de comboios urbanos aos momentos altos da Queima das Fitas do Porto, a Benção das Pastas e o tradicional Cortejo Académico, que decorrem, respectivamente, nos dias 02 e 04 de Maio.

Segundo uma nota da CP, nestas datas será garantida uma maior frequência de serviços e mais lugares disponíveis nas quatro linhas urbanas da CP no Porto: Linha de Braga, Linha de Guimarães, Linha de Caíde e Linha de Aveiro.

Nesta operação, a CP vai disponibilizar um total de 41 mil lugares.

A edição de 2010 da Queima das Fitas do Porto arranca neste sábado e prolonga-se até dia 08 de Maio.


Paulo Almeida



News Release 1962 : Uma viagem cultural de comboio entre Torres Vedras e Caldas da Rainha


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 11:47

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Expresso, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e citando um artigo do Gazeta das Caldas.

Vai realizar-se na próxima quarta-feira, dia 5 de Maio, uma viagem cultural, de comboio entre as cidades de Torres Vedras e das Caldas da Rainha, organizada pela Escola Secundária Henriques Nogueira que assim pretende assinalar o Bicentenário das Linhas de Torres.

Um dos objectivos desta viagem - para a qual estão previstas 300 pessoas - é dar a conhecer as imagens obtidas durante o concurso de fotografia "Ando a ler", que esteve associado ao Plano Nacional de Leitura que decorreu entre Março e Abril. Esta exposição, designada "Ler nas Entrelinhas" será inaugurada na estação de caminhos-de-ferro de Torres Vedras pelas 10h00 e meia hora depois Venerando Aspra de Matos fará uma intervenção sobre "O comboio em Torres Vedras".

A viagem Torres-Caldas terá início às 11h45 e contará com animação e partilha de leituras com as escritoras Ana Meireles, Lucinda Aranha e Maria João Veiga. Participarão contadores de histórias , haverá oferta de livros e serão realizados diários gráficos, fotografias e reportagens. A viagem será animada por músicos da Escola de Jazz de Torres Vedras, Rimbombar e Som da Malta. Serão entoadas canções populares pelo Clube Sénior de Dois Portos e de Sobreiro Curvo.

Já nas Caldas, pelas 12h20, é inaugurada a segunda edição da exposição do Concurso de Fotografia "Ando a Lar - Ler nas Entrelinhas.

Entre as 13h00 e as 16h30 haverá um convívio no Parque D. Carlos I e um programa cultural que conta com a colaboração do PH e que inclui visitas guiadas aos museus caldenses e à Fábrica Bordalo Pinheiro. Junto ao Céu de Vidro da antiga Casa da Cultura Dulce Soure irá falar sobre "Um Parque para as Caldas" e Isabel Xavier falará na Praça da Fruta sobre "As Caldas da República". Durante a mesma tarde, Joana Tornada falará sobre o 16 de Março nas Caldas no Museu do Ciclismo e Margarida Araújo sobre as "Paredes de Louça" num encontro que terá lugar no Parque D. Carlos I.

A viagem de regresso a Torres Vedras deste comboio de Leituras está marcada para as 17h40.

Esta iniciativa da Escola Secundária Henriques Nogueira, de Torres Vedras, em colaboração com a autarquia torriense, conta com os apoios da CP e da Refer.


Paulo Almeida



News Release 1961 : CP prolonga Semana Verde na Linha do Sado


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 11:19

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site rostos.pt, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Segundo a CP, «por motivo das perturbações na circulação de comboios provocadas pelas greves decretadas por diversas Organizações Sindicais do sector ferroviário», a CP – Comboios de Portugal estendeu o prazo da Campanha “Semana Verde” na Linha do Sado, até ao próximo dia 7 de Maio (inclusive).

Desde o passado dia 23 de Abril, até ao dia 7 de Maio, os Clientes poderão viajar gratuitamente na Linha do Sado, mediante obtenção de bilhetes gratuitos, disponibilizados no site CP e em anúncios de imprensa.

Esta campanha tem por objectivo a divulgação do reforço da oferta dos serviços urbanos da CP entre o Barreiro e Praias do Sado, em vigor desde o passado dia 28 de Março, com comboios que circulam de 30 em 30 minutos, a partir das 06h10 até às 23h40, nos dias úteis. Por motivos de ordem técnica, esta alteração não se verifica nos apeadeiros de Praias do Sado e Praça do Quebedo, entre as 10h40 e 16h40.

A consulta de mais informação sobre a campanha Semana Verde e sobre os horários da Linha do Sado pode ser feita em www.cp.pt, no Call Center- 808 208 208 – e nos postos de atendimento CP nas Estações.


Paulo Almeida



News Release 1960 : CP põe mais comboios a circular durante visita do Papa


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 10:53

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Rádio Reneascença, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

As ligações ferroviárias da CP vão ser reforçadas durante a visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio. Em Lisboa e no Porto, vão circular mais comboios. A CP vai reforçar a “oferta normal, ou seja, colocar mais lugares disponíveis na linha”. A empresa vai também colocar em circulação “comboios especiais para transportar as pessoas depois de assistirem às cerimónias religiosas”, explicou Ana Portela, directora de comunicação da CP.



A empresa admite também mais comboios nos serviços regionais e de longo curso e já tem estabelecida uma paragem especial dos comboios em Caxarias, a estação ferroviária mais próxima de Fátima, onde depois os passageiros podem apanhar o autocarro para ir até ao Santuário.


Paulo Almeida