25 maio 2010

News Release 2119 : Museu ferroviário do Entroncamento vai recuperar material circulante histórico


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 22:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: O Ribatejo
Autor: João Nuno Pepino
Data: Hoje

A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) do Entroncamento vai desenvolver durante 2010 e 2011 um plano de recuperação de material circulante histórico, com o objectivo de o integrar este espólio na exposição permanente do museu, após a sua recuperação.

Este plano, que prevê a recuperação de 10 peças de grande valor histórico, vai ser executado nas oficinas da EMEF de Contumil e do Entroncamento, e na oficina de restauro do próprio museu, onde será recuperado Vagão J1, o único que resta de uma série construída em 1875 nas Oficinas Gerais de Lisboa, e que será integrado na composição do Comboio Real, na altura em que regressar à cidade ferroviária.

Segundo informações da FNMF, vão ser restauradas a automotora Fiat da série 0500, que pertencia ao comboio Foguete (entrou ao serviço em 1953 na Linha do Norte e passou depois para a Linha da Beira Baixa), o locotractor Drewry 1002, e três locomotivas, a Diesel English Electric 1805, e as Eléctricas 2501 e 2551.



O plano contempla ainda a recuperação de quatro carruagens do Comboio Presidencial, considerado um tesouro nacional.

São elas o Salão Restaurante Syr2, construído em 1890, o Salão dos Ministros Syr4, também de 1890, o Salão do Chefe de Estado, datado de 1930, e o Furgão Dyf408, construído em 1930, de fabrico alemão.

O restauro do Salão dos Jornalistas Sy3 vai ser integrado no programa “SOS Junte-se a Nós”, que a fundação vai lançar no seu website a partir do próximo dia 21 de Junho.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal O Ribatejo.


Paulo Almeida



News Release 2118 : Refer iniciou modernização da Linha de Cascais


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 15:31

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes em Revista
Autor: Carlos Moura
Data: Ontem

O plano da Refer de modernização da Linha de Cascais prevê o encerramento de todos os atravessamentos de nível. Uma das primeiras intervenções consiste na estação de S. João do Estoril, que inclui a construção de uma passagem inferior pedonal sem comunicação directa com o espaço ferroviário, acessibilidades à estação com acesso dedicado em cada lado da plataforma, três espaços comerciais, controlos de acesso, saídas de emergência das plataformas.

Para a Refer, as novas acessibilidades e atravessamento pedonal desnivelado do canal ferroviário, acessível a pessoas com mobilidade condicionada, possibilitam a eliminação dos atravessamentos de nível nesta estação, melhorando significativamente as condições de circulação ferroviária e pedonal e a segurança de pessoas e bens.

A empreitada de remodelação da estação de S. João do Estoril foi adjudicada à Obrecol, pelo valor de 3,3 milhões de euros e prazo de execução de nove meses.


Paulo Almeida



News Release 2117 : Reabilitação dos caminhos-de-ferro de Moçâmedes (Angola) garante desenvolvimento da região


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 15:29

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Hoje

O programa de reabilitação e modernização dos Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) vai permitir desenvolver, de modo sustentável, as regiões do sul do país e de alguns estados da África Austral, defende o governador da província do Kuando Kubango, Eusébio de Brito.

O programa de reabilitação e modernização dos caminhos-de-ferro que o Governo está a implementar vai permitir a circulação de pessoas e mercadorias.

A partir do porto do Namibe será possível transportar mercadorias para as províncias da Huíla e Kuando Kubango, assim como aos países limítrofes, como a Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.

O dirigente referiu que a região sul tem “muito” para explorar e exportar, pois só com a circulação do comboio é que o desenvolvimento socio-económico será um facto.

As obras de reabilitação da linha entre o município da Matala (Huíla) a Menongue (Kuando Kubango) foram já concluídas e entregues ao Governo, faltando a segunda fase que abrange a cidade do Namibe/Lubango/Matala, cujo arranque está previsto para este ano. A reabilitação total da linha ferroviária de Moçâmedes é um investimento público avaliado em cerca de 90 milhões de dólares, e a sua execução está a cargo de uma empresa chinesa.


Paulo Almeida



News Release 2116 : PCP salva TGV mas pede avanço rápido


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 15:23

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Digital
Autor: Redacção
Data: 24 de Maio

Os comunistas já decidiram: votarão contra os projectos do CDS e PSD que querem suspender o TGV, confirmou o DN.

Mesmo assim, sabendo que o PS não o aprovará, o PCP resolveu apresentar um projecto de resolução, pedindo ao Governo que o TGV seja financiado exclusivamente pelo Estado e construído pelo conjunto de empresas públicas ligadas ao sector (CP, CP Carga, Refer e EMEF), para que a infra-estrutura tenha "elevada percentagem de produção nacional" (85%).

O PCP recomenda também ao Executivo de José Sócrates "a rápida adopção de procedimentos necessários à concretização da terceira travessia do Tejo". Com a rápida ligação entre o Barreiro e Lisboa, assegurando as componentes rodoviária e ferroviária. O Governo, que anunciou num primeiro momento o congelamento deste projecto, veio recentemente dizer que daqui a seis meses será lançado um concurso para adjudicação da terceira travessia.


Paulo Almeida



News Release 2115 : Espanha reitera interesse no TGV São Paulo-Rio


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 15:07

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Digital
Autor: Redacção
Data: 24 de Maio

O ministro do Fomento de Espanha, José Blanco, reafirmou hoje o «forte interesse» do seu país em participar no desenvolvimento de comboios de alta velocidade no Brasil.

Na fase inicial do projeto, serão ligadas por comboio de alta velocidade as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

José Blanco reuniu-se hoje, em Brasília, com o ministro dos Transportes brasileiro, Paulo Sérgio Passos, a quem descreveu a «grande experiência» acumulada por Espanha, desde 1992, quando inaugurou o primeiro comboio de alta velocidade da Península Ibérica.


Paulo Almeida



News Release 2114 : Ligar Évora a Badajoz arranca esta semana


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 12:57

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Agência Financeira
Autor: Rita Leça
Data: 24 de Maio

As obras para ligar, por linha ferroviária, Évora a Badajoz começam esta semana, revelou esta segunda-feira o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, após uma reunião com o presidente do Governo de Aragão, Marcelino Iglésias.

O projecto faz parte da construção do Eixo 16, «um grande corredor que vai ligar Portugal, Espanha e França, já considerado de grande importância europeia», como explicou Marcelino Iglésias aos jornalistas.

O objectivo é criar uma ligação ferroviária, em paralelo com a linha de Alta Velocidade, que vai ligar o porto de Sines ao Poceirão «e daqui a Setúbal e a Lisboa no âmbito da terceira travessia sobre o Tejo. De Poceirão seguirá a linha com ligação a Espanha, passando por Algeciras, e depois para França unindo-se com o norte da Europa», sublinhou António Mendonça.

No total, serão investidos 500 milhões de euros, dos quais 180 milhões serão financiados pelo Estado português e pela Refer, e 320 milhões vêm directamente da União Europeia, como disse à AF fonte oficial do ministério.

Só a ligação Évora/Elvas custa 220 milhões de euros.

TGV: Governo aprova contrato Poceirão-Caia

Sem querer reduzir a importância do TGV, o responsável pela pasta das Obras Públicas português explicou porque é que a linha de alta velocidade «é um eixo limitado para transportar mercadorias»: «Há mercadorias que podem requerer maior velocidade e outras não. Veja-se que um comboio de mercadorias tem 750 metros de comprimento e não pode andar a grandes velocidades».

António Mendonça voltou a sublinhar a importância dos «projectos prioritários» para os governos português e espanhol, garantindo que os prazos são para cumprir. A construção deste corredor ferroviário está prevista para 2013, «ano em que está pronta a ampliação do canal do Panamá», segundo disse o governante.

«Não há problemas de financiamento do TGV»

Este projecto é uma valorização dos portos de Sines e de Algeciras. É preciso ter a consciência de que, caso não se faça nada, pode haver um desvio para outros portos em detrimento da nossa economia», sublinhou António Mendonça, que estará, no próximo dia 8 de Junho, em Saragoça para participar no encontro dos ministros das Obras Públicas europeus.

Sobre o TGV, o ministro das Obras Públicas reiterou que «do lado espanhol nunca se mostrou a intenção de deixar de investir neste eixo estratégico», garantindo que as palavras do ministro do Fomento, José Blanco, no parlamento espanhol foram relativas aos novos projectos.

Ao mesmo tempo, António Mendonça garantiu que, mesmo com a saída do BPI do leque dos investidores do TGV, «não há problemas de financiamento» do projecto, já que a maior fatia dos investimentos está garantida pelo Banco Europeu de Investimentos e pelos fundos comunitários.


Paulo Almeida



News Release 2113 : 90 Anos de comboios em Alcácer do Sal


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 12:24

Faz hoje 90 anos que o comboio chegou a Alcácer do Sal. Efectivamente, foi em 25 de Maio de 1920, que se inaugurou o atual troço da Linha do Sul entre Setúbal e Alcácer do Sal, antes, Linha do Sado. Trata-se de um troço de via única em bitola larga (1668 mm) e foi recentemente electrificado (25kV 50Hz ac).

Embora de menor importância, também não queremos deixar de assinalar que faz hoje também 102 anos que foi inaugurado o troço em via única e larga (1668 mm), não electrificada, entre Arraiolos e Pavia, do antigo Ramal de Mora, que como se sabe, está desactivado.


Luís Moreira


News Release 2112 : Extensão da Linha Amarela entra em nova fase


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 12:15

Segundo informação que recebemos nos nossos serviços por parte da MP Metro do Porto, e citando, a obra de extensão da Linha Amarela até Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, entrou numa nova fase. A partir da próxima semana, deixa de ser possível descer a Avenida da República junto à Estação de D. João II. Está já aberta uma nova via (ver imagem), através da qual, conforme previsto, passa a fazer-se a circulação automóvel no sentido descendente.



A partir da próxima semana, arranca a obra de abertura de fundações para instalação da pala de cobertura da Estação de D. João II. Estes trabalhos implicarão algumas limitações de espaço e circulação no cais. Durante três semanas, os clientes terão algumas zonas delimitadas por gradeamentos, para garantir a máxima segurança durante esta fase de construção.

As obras de prolongamento da Linha Amarela decorrem a bom ritmo, estando previsto que no fim do mês de Julho já esteja concluído o interface modal na Estação D. João II, com uma faixa para autocarros, bem como o segundo cais desta estação e a sua pala de cobertura. A Metro do Porto aproveita para agradecer a compreensão dos seus clientes pelas alterações efectuadas, certa de que com os melhoramentos efectuados passará a oferecer um serviço de ainda maior qualidade.


Luís Moreira