01 julho 2010

News Release 2185 : Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2010


Faro [Portugal], 01.07.2010, Semana 26, quinta-feira, 12:12

Foi publicado hoje em Diário da República, I Série - nº 126 de 1 de Julho, o seguinte diploma legal, que transcrevemos na íntegra:

Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2010

O Decreto-Lei n.º 137-A/2009, de 12 de Junho, transformou a Caminhos-de-Ferro Portugueses, E.P., regulada pelo Decreto-Lei n.º 109/77, de 25 de Março, em entidade pública empresarial, com a denominação de CP — Comboios de Portugal, E.P.E. (CP, E.P.E.), tendo como objecto principal a prestação de serviços de transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias em linhas férreas, troços de linha e ramais que integram ou venham a integrar a rede ferroviária nacional, bem como a prestação de serviços de transporte ferroviário internacional de passageiros e de mercadorias.

Adequando a estrutura da empresa ao novo regime do sector empresarial do Estado, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 300/2007, de 23 de Agosto, o novo regime jurídico da CP, E. P. E., veio substituir o conselho de gerência por um conselho de administração, tornando-se necessário proceder à nomeação dos respectivos membros.

Nos termos do n.º 1 do artigo 6.º dos estatutos da CP, E. P. E., aprovados pelo referido Decreto-Lei n.º 137-A/2009, o respectivo conselho de administração é composto por um presidente, um vice-presidente e três vogais, nomeados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e dos transportes.

Determina o n.º 1 do artigo 7.º dos referidos estatutos que o mandato dos membros do conselho de administração tem a duração de três anos, sendo renovável por um máximo de três vezes, permanecendo aqueles no exercício das suas funções até efectiva substituição ou declaração da cessação das mesmas.

Torna-se assim necessário nomear o presidente e os vogais do conselho de administração da CP, E.P.E., de entre pessoas com reconhecida idoneidade, independência e competência, no âmbito do objecto da empresa. Nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 137-A/2009, de 12 de Junho, os membros dos órgãos ainda em funções de gestão cessam funções com as presentes nomeações.

Tendo em conta que os mandatos do anterior conselho de administração já cessaram, torna-se assim necessário nomear os membros do conselho de administração da CP, E. P. E., de entre pessoas com reconhecida idoneidade, independência e competência, no âmbito do objecto da empresa.

Assim:

Nos termos do n.º 1 do artigo 6.º dos Estatutos da CP — Comboios de Portugal, E. P. E., anexos ao Decreto -Lei n.º 137 -A/2009, de 12 de Junho, nos termos do n.º 2 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de Março, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 — Nomear, sob proposta do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para integrarem o conselho de administração da CP — Comboios de Portugal, E. P. E., para o triénio de 2010-2012, os seguintes membros:

a) PresidenteJosé Salomão Coelho Benoliel;
b) Vice -presidente — Alfredo Vicente Pereira;
c) Vogal — Nuno Alexandre Baltazar de Sousa Moreira;
d) Vogal — Cristina Maria dos Santos Pinto Dias; e
e) Vogal — Madalena Paixão de Sousa.

2 — Determinar que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

17 de Junho de 2010 — O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.


Luís Moreira


News Release 2184 : 11 Anos do CPA


Faro [Portugal], 01.07.2010, Semana 26, quinta-feira, 11:15

Faz hoje 11 anos que entrou em serviço a nível comercial os Pendulares, mais rigorosamente CPA Comboio de Pendulação Activa, entre Lisboa e Porto e volta.



Matriculados que estão na série 4000 (erradamente, segundo a nossa opinião) e em número de 10 unidades, em que cada unidade é composta por 2 motoras com cabine, 2 motoras intermédias e 2 reboques intermédios, totalizando 6 caixas, representa no total da série 60 caixas. Este material montado na Amadora pela antiga SOREFAME, é derivado do Pendolino italiano da série ETR 460 e é tecnologia italiana com marca FIAT Ferroviaria, hoje absorvida pela Alstom. Como todos sabem, os AP fazem hoje os melhores serviços da CP entre Braga e Faro, com relações entre Lisboa e o Porto e volta, Lisboa e a Braga e volta e entre o Porto e Faro e volta.


Luís Moreira


News Release 2183 : 121 Anos de comboios em Faro


Faro [Portugal], 01.07.2010, Semana 26, quinta-feira, 11:15

Faz hoje 121 anos que foi inaugurado o troço em via única, não electrificado e em bitola larga (1668 mm) entre Amoreiras e Faro, na então e atual Linha do Sul, naquilo a que diz respeito ao troço entre Amoreiras e Tunes, pois, entre Tunes e Faro, como se sabe, pertence hoje à Linha do Algarve.



121 anos depois a situação está alterada apenas num aspecto, pois o referido troço (Amoreiras a Tunes (Sul) e Tunes a Faro (Algarve)) está hoje electrificado (25kV 50Hz ac).


Luís Moreira