15 outubro 2010

News Release 2237 : Recorde mundial no Saint-Gotthard


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 20:25

Já há vários anos que vamos acompanhando o nascimento dos 2 novos túneis alpinos na Suiça, ou seja, os que vão complementar "e substituir" os antigos túneis do Lötschberg (Bern - Brig) e Saint-Gothard (Zürich - Chiasso). O novo Lötschberg já foi inaugurado e está em serviço 24/24 horas e já demos conta disso neste nosso blogue (cf News Release 594), desta vez, desejamos dar conta de que no dia de hoje, foram finalmente escavados e deitados abaixo, as últimas rochas e terras deste novo túnel alpino (a 30 kms do portal Sul e a 27 kms do portal Norte), denominado AlpTransit Base Gotthard e que constitui novo recorde mundial.



Como se pode verficar na foto acima (cortesia AlpTransit), trabalhadores portugueses também estão na fotografia, que se refere ao maior túnel ferroviário jamais construído, maior que o japonês Seikan e que o túnel da Mancha, é o maior do mundo e fica no coração da Suiça alpina.



Aqui ficam alguns dados deste túnel:

Comprimento total de todas as galerias: 151,840 kms
Comprimento total do túnel Este: 57,104 kms
Comprimento total do túnel Oeste: 57,017 kms

Iremos continuar a acompanhar de forma permanente a evolução dos trabalho e recordamos, que até ser inaugurado e o primeiro comboio passar neste novo túnel, ainda vão passar vários anos.


Luís Moreira


News Release 2236 : Extinção da RAVE


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 10:16

Segundo informação que acabamos de receber nos nossos serviços, na proposta de Orçamento de Estado para 2011, que hoje vai ser entregue na Assembleia da República, pelo Ministro Teixeira dos Santos, decreta-se a extinção imediata da RAVE e respetiva integração de todo o seu quadro de pessoal (poucas pessoas e muitas delas da própria REFER) e património na REFER. Demorou-se muito tempo, mas já se está a corrigir um erro gravíssimo, que durou 10 anos (a RAVE nasceu em 2000) e não se pode esquecer e pensar que não teve consequências e que agora está tudo bem, não, houve e muitas que foram graves no atraso do projeto. Ainda faltam outras coisas acontecer, mas a seu tempo iremos falar disso.

No entanto, o Engº Guterres (como primeiro-ministro da altura) e o Engº José Sócrates (como ministro na altura e atual primeiro-ministro) são os grandes culpados desta odisseia trágica, que foi, está e ainda irá ser, o projeto do TGV em Portugal. Também condenamos de forma evidente, todos os quadros importantes a nível de gestão, que estando na CP/REFER aceitaram entrar e fazer parte da RAVE, essas pessoas não estiveram bem, pois deviam ter dito que era uma aberração a RAVE existir e não se mostrarem disponíveis, muitas vezes em contradição com o que antes defendiam, e por isso, não nos esqueceremos deles, mas não, aceitaram participar, talvez na procura de outros interesses e isso lamentamos imenso que tivesse acontecido.

Não sabemos até que ponto, a posição da LUISFER nada flexível em relação à RAVE, ajudou ou não ou foi ou não determinante, nesta tomada de decisão*, pois ainda bem que existe esta contenção orçamental de aperto, para as pessoas terem percebido o grave erro cometido pelos socialistas, que agora, emendam a mão. Desde a sua criação em 2000 e em anos seguintes, que fomos opositores e denunciamos essa aberração e erro gravíssimo chamado RAVE, que as outras redes europeias não fizeram nem cometeram esse erro, mas nós fizemos, com as consequências sobejamente conhecidas, ou outros já têem as suas redes a funcionar e em construção e nós temos 0 kms feitos e muita discussão e muito protagonismo saloio, como se fossem ou outros que devem aprender connosco, como por exemplo as PPP previstas no projeto.

Muitas vezes a LUISFER foi criticada por ser contra a existência da RAVE, agora se prova que estavamos certos e que os socialistas estavam errados (e o PSD/CDS também quando foram Governo, podiam ter extinto a RAVE e não o fizeram, pois bem os alertamos), pois foram eles próprios que fazem extinguir aquilo que há anos criaram, ao menos, reconhecem perante esta situação aflitiva de aperto das finanças públicas, e não tinha que ser assim.

A LUISFER faz votos que a integração da RAVE na REFER (acto rápido, fácil e nada complexo), para nós é só retirar o logo da RAVE e colocar o da REFER, nos dossiers, pessoas e instalações e seguir em frente e esperamos que a atual equipa (fazer mea culpa) do Engº Luís Pardal, depois de fazer esta fusão fácil, consiga corrigir os outros erros graves que existem no projeto do TGV em Portugal e que em bom tempo fizemos denúncia e continuaremos a fazer.

Mesmo que o OE 2011, seja aceite (venha a passar) ou não no Parlamento, que esta decisão vá em frente, mesmo que seja a pedido da REFER porque não, e que em diploma legal a publicar em Diário da República, venha lá a extinção definitiva e eterna da RAVE, só nessa altura é que estaremos descansados.

Mesmo assim, esta foi uma notícia que muito gostamos de anunciar aos leitores, em matéria do Projeto do TGV em Portugal, mas não estamos contentes, queremos ainda mais, que o papel da REFER e da CP sejam fundamentais nesse projeto e isso ainda falta acontecer, corrigindo o que está mal.

* por várias vezes e ao longo dos anos, pedimos ao MOPTC, que extinguisse imediatamente a RAVE. Para nós, o mais importante não é o facto de alguém pensar que, enfim, lá se fez a vontade à LUISFER, o importante para nós não é isso, mas os efeitos positivos que esta medida tem para o projeto do TGV em Portugal, isso é que nos importa, o resto não, ainda para mais quando não somos ouvidos, atendidos e desvalorizado o nosso saber, seja por parte do MOPTC, REFER e infelizmente também a nossa CP.


Luís Moreira


News Release 2235 : Passatempo Ferroviáro nº 5


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 09:40

Quem é o(a) primeiro(a) a adivinhar?

Esta foto retirada dos arquivos da LUISFER, mostra-nos em pormenor, a numeração dita UIC de um vagão mineraleiro da CP da série 694 0 000 Facs. A pergunta que fazemos, é a seguinte:




Qual é o algarismo, dito de auto-controlo, que falta para a numeração* de 12 algarismos estar completa ?

Quem acertou: A J Pombo
Onde está: Tortosendo (Covilhã)

A resposta certa é: 5

Passatempo 01 - ver NR 1164 - Vencedor : Luís Miguel (Porto)
Passatempo 02 - ver NR 1168 - Vencedor : ninguém
Passatempo 03 - ver NR 1180 - Vencedor : ninguém
Passatempo 04 - ver NR 2229 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)
Passatempo 05 - ver NR 2235 - Vencedor : A J Pombo (Tortosendo/Covilhã)

Prazo de validade: Se ninguém acertar na resposta até às 09:00 do dia 18 de Outubro (segunda-feira), revelaremos a seguir a resposta correcta e não será inscrito, como se depreende, o nome do vencedor.

Nota Importante: Aquele(a) que fizer o favor de acertar e ser o(a) primeiro(a) a fazê-lo, verá o seu nome aqui referenciado, pelo que deve dar a conhecer o primeiro e último nome e a localidade onde está, mas atenção, não aceitamos respostas de pessoas anónimas, por isso, neste último caso, não adianta enviar a resposta à pergunta para a caixa de comentários, porque não será editada. A resposta deve ser enviada para a caixa de comentários desta News Release ou para o e-mail do blogue, a saber, luisfer.transport@gmail.com.

*Como se sabe, a numeração UIC, implementada pela CP e pelas outras redes ferroviárias membras da Union Internationale des Chemins de Fer, é um sistema complexo e ao mesmo tempo magnífico e cada veículo ferroviário tem a sua própria e única numeração UIC. Certamente, os leitores deste nosso/vosso blogue que sejam quadros da CP, conseguem facilmente saber qual o algarismo em falta, através de consulta de listagens próprias da CP, mas existem formas de cálculo matemático para apurar, qual o algarismo que está então falta.


Luís Moreira